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Os benefícios das castanhas

A castanha é originária do sul da Europa, é um fruto seco outonal, desde o início do Outono até ao fim do Inverno, que nasce do castanheiro.

Graças às suas propriedades antioxidantes, consumir castanhas assadas no Outono e início de Inverno não é apenas uma tradição popular, mas também uma boa forma de combater o frio.

 

As suas Virtudes

A sua composição assemelha-se mais aos cereais, pois contem pouca gordura, menos minerais, mais fibra e mais hidratos de carbono que saciam.

No entanto, destaca-se pelo seu teorem vitaminas A, C, E e ácido fólico. É um alimento ideal para fortalecer as defesas e preparar o organismo para fazer frente às doenças infecciosas de Inverno, como as gripes, rinites, etc.

Quanto aos minerais, destaca-se o magnésio, fósforo e potássio, que favorecem o bom funcionamento nervoso e muscular.

 

Utilização em Culinária

Podem ser consumidas torradas, cozidas no vapor ou assadas. Para serem assadas, colocam-se no forno num tabuleiro (dando um pequeno corte na lateral, para que não rebentem) durante 40min com casca, e quando prontas, descascam-se, retirando-se o fruto.

Combinam bem com saladas e sopas, e também se podem comer em puré.

Existem castanhas secas que se demolham antes de serem consumidas.

Como sobremesa, podem comer-se com mel ou como recheio de crepes.

 

Valor Nutricional

Interessa-lhe saber que 100g de Castanhas assadas com sal, contêm: 

Calorias – 211 Kcal

Proteínas – 3,5g

Hidratos de carbono – 45,5g

Gorduras – 1,3g (dos quais 0,5g poliinsaturadas)

Vitamina C – 46 mg

Ácido fólico – 56ug

Ferro – 0,9 mg

Fibra alimentar – 7,0g

 

Recomendável para…

Prevenir constipações, gripes

Animar o espírito

Melhorar o trânsito intestinal

Estudantes e pessoas com trabalhos intelectuais

 

5 mandamentos para estar bela esta estação:

- Farás uma alimentação saudável e equilibrada, com cinco refeições diárias, espaçadas entre duas a três horas.

- Tomarás suplementos vitamínicos e anti-oxidantes para prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

- Beberás no mínimo 1,5litro de água por dia, que poderá ser alternado com infusões e tisanas no caso de dificuldade em beber água.

- Hidratarás a pele do corpo, rosto, pescoço todos os dias. Com o tempo frio, o vento e as agressões externas a pele tende a ficar mais desidratada e seca.

- Praticarás desporto pelo menos duas vezes por semana e evitarás pegar no carro para distâncias curtas, ignorarás os elevadores.

 

Por Carla Castrelo – Nutricionista da Corporación Dermoestética

 

 

Contactos:
Corporación Dermoestética
Lisboa – Porto – Coimbra – Aveiro – Braga
707 25 25 25
www.corporaciondermoestetica.com

  

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