Academia das Ciências de Lisboa com actividades, exposições e concertos gratuitos

Gostava de construir o seu próprio presépio? Gostava de o colocar por baixo da árvore de Natal? Ou de o oferecer? Integrada na exposição “Do estábulo ao palácio: presépios do mundo na Academia das Ciências de Lisboa”, a Academia das Ciências de Lisboa propõe uma actividade para as crianças, estimulando a sua criatividade.

No próximo dia 8 de Dezembro, entre as 15h e as 17 horas, nas instalações da Academia, todas as crianças com idade compreendidas entre os 8 e os 12 anos, poderão participar desta actividade que as leva ao mundo da reciclagem. Ali poderão pintar, recortar e colar e no final levar a sua obra-prima para casa, para isso basta que faça uma inscrição prévia até ao dia 6 de Dezembro através do telefone 213 219 730 ou do e-mail: geral@acad-ciencias.pt. Esta é uma actividade gratuita.

Exposição “Do estábulo ao palácio: presépios do mundo…” inaugura dia 5 Dezembro

É já amanhã, dia 5 de Dezembro, que a Galeria de Exposições da Academia das Ciências de Lisboa, inaugura a mostra “Do estábulo ao palácio: presépios do mundo na Academia das Ciências de Lisboa”. São mais de 25 representações do nascimento de Jesus, feitas por artesãos de todo o mundo, tradicionais ou modernos.

A exposição, que estará patente até 6 de Janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, reúne trabalhos de diferentes países, de Portugal à Ásia. São obras produzidas com diversas matérias-primas como argila, prata ou madrepérola. Os trabalhos contam a história da arte presepista e a sua influência pela variedade de materiais, técnicas e formas de abordar o tema. A intenção é manter a tradição iniciada por São Francisco de Assis na Europa do século XIII ou o padre José de Anchieta, no Brasil, quando modelava figuras de presépio em barro com crianças índias.

Os autores são de várias partes do mundo, cada um com as suas características típicas. As peças combinam simplicidade e tradição. No entanto, o destaque vai para o presépio barroco da própria Academia das Ciências.

Com uma possível atribuição à escola de Machado de Castro – o maior presepista nacional –, o presépio é inédito relativamente ao grande público. Os presépios barrocos eram orientados no sentido de emocionar os corações de todos os que os viam, inseridos em cenários fantásticos que convocavam todos os extractos sociais da sociedade. É o caso deste magnífico exemplar onde nos surge um elefante, remetendo-nos para um imaginário das “mil e uma noites” ou o cortejo do rei D. Manuel I ao Papa Leão X. A entrada é gratuita.

Recital de piano com Sara Davis Buechner

Já no Salão Nobre da Academia, no dia 13 de Dezembro às 19h, destaque para o recital de piano com uma das mais conceituadas pianistas norte-americana da actualidade – Sara Davis Buechner. A entrada é gratuita.

 

 

Contactos:
Academia das Ciências de Lisboa
Rua da Academia das Ciências, nº 19 – 1249-122 Lisboa – Telf. 213 219 730 – e-mail: geral@acad-ciencias.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.