Chef Luís Mourão sugere menu Divinus

O restaurante Divinus, no Convento do Espinheiro – A Luxury Collection Hotel & Spa, em Évora, acaba de apresentar a nova carta de Inverno com a assinatura do Chef Luís Mourão. A magia da cozinha alentejana e os seus produtos simples e tradicionais são os segredos desta nova carta. A inspiração, a arte e a imaginação do Chef fazem o resto.

Para entrada, o Chef Luís Mourão sugere o queijo de Serpa morno sobre abóbora confitada numa infusão de canela e cravinho, a amêijoa cristã suada em aroma de coentros e as vieiras crestadas em azeite de alecrim, com um xarem de berbigão.

Segue-se um creme aveludado de lagostins, perfumado com aneto e uma tosta de alho e manjericão.

Entre os pratos de peixe, destaque para o cherne do Atlântico corado com açorda de amêijoa cristã e para o risotto de limão para um robalo de mar e um estaladiço de gamba. Da terra vem um arrozinho de lebre e umas costeletinhas de borrego assado com arroz de hortelã.

Para sobremesa, nada melhor que um manjar branco e o doce da famosa escorcioneira, uma tarte de requeijão e maçã, numa redução de Mouchão e com gelado de rosa e as habituais e deliciosas subtilezas conventuais.

O Onde Ir.com.pt pediu ao Chef Luís Mourão para sugerir uma receita para os nossos leitores poderem fazer em casa. Puré de grão-de-bico para um bacalhau confitado em azeite e hortelã da ribeira é o prato que escolhe. Bom apetite!

 

Puré de grão-de-bico para um bacalhau confitado em azeite de poejos e hortelã da ribeira
220 g bacalhau
800 g grão cozido
10 g dentes de alho
1,5 dl azeite
60 g pimento vermelho
80 g grelos
0,03 lt azeite
30 g coentros frescos
600 g pão alentejano
100 g poejos e hortelã da ribeira

 

Preparação:

Confitar o lombo de bacalhau em azeite e alho 4 minutos. Retirar e dispor num tabuleiro. Colocar o pão esfarelado, misturado com os coentros, o poejo e hortelã da ribeira por cima do bacalhau. Levar ao forno a 160º graus 2 a 3 minutos até ficar ligeiramente dourado.

Passar o grão previamente cozido pelo passe vite até obter um puré. Temperar com um pouco de azeite do bacalhau e coentros picados. Envolva tudo. Cozer os grelos, saltear em azeite e alho esmagado, temperar com sal e pimenta q.b.

Assar o pimento vermelho no forno. Retire e tape com película aderente 2 a 3 minutos. Retirar a pele e passar com a ajuda de varinha, temperar e reservar. Fazer a montagem do prato, dispor num aro o puré de grão, os grelos salteados e o bacalhau. Colocar alguns grãos no prato a gosto, o puré de pimentos, o tomate salteado e decorar com algumas ervas frescas.

 

 

 

Contactos para reservas:
Convento do Espinheiro Hotel & Spa – Apartado 594
7002-502 Évora
Tel.: (+351) 266 788 200 
http://www.conventodoespinheiro.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.