O Chef Vasco Lello sugere: Creme de castanhas com tortulhos e lascas de queijo S. Jorge

O Chef Vasco Lello do restaurante Flores, no Bairro Alto Hotel, convida a uma viagem gastronómica pelos melhores sabores da estação outonal. No Onde Ir.com.pt deixa-nos uma sugestão bem saborosa e que poderá fazer você mesmo, em sua casa: um delicioso Creme de castanhas com tortulhos e lascas de queijo S. Jorge.

Este e outros pratos fazem assim parte da nova carta do restaurante Flores criada pelo Chef Vasco Lello. Uma carta que contempla ainda Cavala Fresca e Fumada com castanhas com erva-doce e um travo de Jeropiga, entre muitas outras opções. Nos peixes o destaque vai para o salmonete, bacalhau, cherne e tamboril, assados com batata-doce e sumagre e espargos do mar, com naco de fígado, limão e com cominhos ou coentos e amêijoas.

Nos pratos de carne deixe-se tentar por um Pato sobre massa fresca de legumes, gengibre, soja e molho de ameixas ou por um Novilho assado com zimbro molho de vinho tinto, acelgas e escorcioneira. Mas há muito mais para descobrir, como a bochecha de porco preto e “manta” assada com feijoca, couve, enchidos e compota de marmelo.

Por agora delicie-se com este Creme de castanhas piladas e siga a sugestão do Chef.

 

 

Creme de castanhas piladas, tortulhos e lascas de S. Jorge

100grs. Castanhas “piladas”
200grs. Castanhas 
1 Cebola média
½ Alho-porro médio
100grs. Bolbo de aipo
0,5lt Caldo de legumes
75grs. Manteiga
2 Tortulhos
Queijo S. Jorge cura de 4 meses
2dl. Azeite

 

Preparação:

Asse e descasque as castanhas “frescas”.

Refogue sem ganhar cor, em manteiga a cebola, o alho-porro e o aipo cortados em camponesa. Não se esqueça de refrescar com caldo de legumes e introduzir as castanhas. Tempere de sal e pimenta.

Deixe cozinhar em lume médio durante 40 minutos ou até que as castanhas estejam bem cozidas. Posteriormente triture muito bem com a varinha mágica.

Passo seguinte, limpe os tortulhos com cuidado e corte em pedaços de1,5 cm. Saltear rapidamente num fio de azeite, alho e tomilho e no fim temperar com flor de sal.

Sirva de imediato a sopa guarnecida com os tortulhos e lascas de queijo ilha e, para finalizar, regue com o azeite do salteado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.