Saiba qual o melhor look para ir a uma entrevista de emprego


Quando somos chamadas para uma entrevista de emprego surge sempre a dúvida qual será o visual adequado para a ocasião. Começamos a questionar-nos “Que peça de roupa hei-de vestir? Quais os acessórios que devo usar? Como hei-de levar o meu cabelo? Qual é a maquilhagem ideal para criar uma boa impressão?” Pode parecer exagerado, contudo não é. O currículo desempenhará sempre o factor preponderante numa entrevista, porém, se não tiver uma boa apresentação poderá prejudicar a seleção à candidatura. Uma boa apresentação passa sempre por dominar o vocabulário, ter uma boa oratória, uma postura correta, saber conjugar e utilizar as diversas formas de comunicação e por um “look” impecável. A impressão que o nosso interlocutor terá de nós durante a entrevista será determinante para dar continuidade à seleção da vaga tão desejada.

Antes de ir à entrevista convém fazer uma pesquisa sobre a cultura da empresa, o seu visual deverá estar de acordo com a filosofia da mesma, se estiver com dúvidas, opte sempre por uma roupa mais formal. Não se esqueça que quanto mais alto for o cargo, mais formal terá que ser o seu visual; neste caso opte por um blazer, uma camisa de corte clássico e umas calças de corte direito.

ROUPA E ACESSÓRIOS

Não exagere nos estampados e nas cores; as cores discretas serão as mais indicadas, como preto, azul- escuro, castanho, bege, o que convém destacar será a pessoa em si e as suas competências; evite perfumes muito fortes, porque poderá incomodar o entrevistador; a maquilhagem deverá ser leve e o cabelo deverá ser bem penteado e cuidado para transmitir asseio e cuidado e refletir um ar clean e profissional.

Se levar saia opte por uma de corte direito ou evasé que é adequado a todos os tipos de silhuetas. Tenha atenção ao comprimento que nunca deverá ser acima do joelho.

A evitar: calças muito justas e com bolsos laterais, decotes muito profundos poderão transmitir uma imagem errada a seu respeito, calças de ganga e saltos muito altos, género stilletos com 12 cm. As sabrinas estão muito na moda e são uma boa escolha.

As transparências e as costas à mostra estão fora de questão. Procure não expor piercings e tatuagens. Na escolha dos acessórios opte por brincos pequenos e discretos. Não coloque nada que faça barulho ou que seja demasiado vistoso, relógios grandes, pulseiras coloridas, poderá distrair e irritar a atenção do entrevistador.

CABELOS

Conforme indicado anteriormente, o cabelo deverá estar limpo, hidratado, com brilho e irrepreensivelmente bem penteado. Pode optar por um rabo- de- cavalo, um coq ou uma trança.

 

MAQUILHAGEM

Look maquilhagemA maquilhagem deverá ser suave e discreta. Será aconselhável a que se utiliza para o dia-a-dia. Para obter bons resultados na maquilhagem não se esqueça de cuidar da sua pele que deverá estar hidratada, radiosa e sem brilho. O ideal será fazer, previamente, uma esfoliação ou colocar uma máscara e aplicar um bom hidratante. Nos olhos, poderá optar por um esfumado leve em tons de café. Os tons nude como o beije são uma boa opção. Evite sombras azuis, verdes, lilases que chamem muita a atenção. As sombras rosa claro e cinza funcionam bem. Em vez da colocação das sombras, poderá optar por delinear os olhos com um lápis preto fino ou eyeliner líquido. Coloque máscara de volume nas pestanas, para um efeito 3D. As pestanas volumosas e exageradas estão muito em voga e são muito femininas. Aplique um blush em creme em tons pêssego. Nos lábios coloque um batom em tons coral, rosa ou cappucino.

Os dados estão lançados é preciso saber jogá-los com mestria e inteligência, principalmente nos dias que correm. E não é preciso gastar muito para ter uma boa imagem. A conjetura não permite gastos extravagantes, o mínimo necessário. Hoje em dia, cada vez mais as marcas estão atentas e procuram fazer preços competitivos e adequados. As peças vintage são igualmente uma boa aposta.

Um pouco de sorte também ajuda. Jogue com os seus pontos fortes. Selecione uma característica que a define e que possa ser diferenciadora em relação aos demais, sem pretensões. Atitude positiva e boas energias também ajudam!

Boa sorte!

 

Por Inês Begonha

Envie as suas dúvidas para begonhaines@gmail.com

BestBuyingStyleReport

Fotografia Inês

 

Subscrever RSS via Email:

Subscreva Onde ir e receba actualizações na sua caixa de correio

Partilhar este artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>