Pernas cansadas e inchadas? Saiba como prevenir e aliviar sintomas

A sensação de pernas cansadas e inchadas é também uma das consequências mais comuns da gravidez, especialmente no último trimestre da gestação. E agrava-se substancialmente no final do dia ou com a chegada do verão e do tempo quente, altura em que as pernas começam a ficar com um peso difícil de suportar. Mais de uma em cada três mulheres refere sentir este fenómeno, sendo a gravidez uma altura de maior risco.

Férias, dias maiores, temperaturas agradáveis, alegria e convívio são alguns das boas recordações associadas ao verão e das quais todos gostamos. No entanto, com as temperaturas altas surgem também alguns problemas de saúde incómodos e que podem perturbar a felicidade associada a esta época. É o caso das pernas cansadas e inchadas, problema que afeta maioritariamente mulheres (uma em cada três) e que se agrava durante esta estação do ano.

Há vários fatores que podem levar ao aparecimento de pernas pesadas e cansadas e, não estão todos relacionados com patologias. É o caso da hereditariedade, que afeta cerca de 90% das filhas de mulheres com problemas de circulação venosa. Diversos estudos têm comprovado também que a vida sedentária é um dos maiores inimigos das pernas das mulheres e, mais uma vez, da sua normal circulação, causando insuficiência venosa. E o que é isso? De uma forma simples, a insuficiência venosa ocorre quando as veias não conseguem levar o sangue de volta ao coração, favorecendo a retenção de líquidos e o inchaço das pernas. E é esta vasodilatação das veias que ocorre quando as pessoas estão, durante muito tempo, expostas ao calor e a altas temperaturas. A constante exposição à radiação UV artificial, caso dos solários, ao aquecimento radiante, à depilação com cera quente, à sauna e ao banho turco também são prejudiciais.

 

Como tratar?

Um dos métodos mais eficazes para o combate e alívio dos sintomas de pernas cansadas é a utilização de um gel drenante que alivie a fadiga e o inchaço associado. Este tipo de cremes são recomendados para grávidas, pessoas que passam muitas horas de pé, ou para quem enfrenta frequentemente uma exposição ao forte calor. Dê preferência a produtos que não manchem a roupa, para que os possa aplicar todos os dias, de manhã e à noite, durante os longos dias de Verão. As mulheres que utilizam meias normais ou de descanso, podem optar pela utilização de um spray drenante que se aplicar mesmo por cima das mesmas e cuja função drenante permita aliviar a sensação de pernas cansadas. Um vaporizador que pode levar na mala e aplicar sempre que desejar. Ambos os produtos devem pertencer a uma mesma gama e ser compostos por extrato de castanha da índia, ginko biloba e enoxolone, ativos à base de plantas que conjugam os efeitos aliviantes, venotónicos e vasculoprotectores.

 

Calor é o único fator a ter em atenção?

Para além do calor, outros fatores como a atividade física, a alimentação, e a postura influenciam a sua circulação de retorno. E, como prevenir é bastante melhor que remediar, nesta época de tempo quente, é aconselhável começar desde já a utilizar cremes drenantes e a realizar pequenas ações que podem ajudar, e muito, a evitar o aparecimento deste problema:

 

  1. Faça exercício regular. Natação, bicicleta e caminhadas são os mais aconselhados;
  2. Na praia, por cada 30 minutos de exposição ao sol, deve banhar-se durante, pelo menos, 10 minutos.
  3. Beba 1,5 L de água por dia;
  4. Evite a roupa muito justa, que impede a circulação e promove a formação de celulite;
  5. Arrume os saltos altos sempre que puder, pois estes dificultam o correto retorno venoso e favorecem o aparecimento de varizes;
  6.  Levante-se de duas em duas horas;
  7. Mantenha uma posição correta.
  8. Durante o repouso, mantenha as pernas ligeiramente levantadas;
  9. Molhe as pernas com água fria diariamente;
  10. Evite a exposição prolongada a temperaturas elevadas (sauna, sessões de bronzeamento, banhos quentes, radiadores, exposição solar, lareiras, depilação com cera quente).

 

Por Sandra Palma
Farmacêutica dos Laboratórios Expanscience

 

  

Subscrever RSS via Email:

Subscreva Onde ir e receba actualizações na sua caixa de correio

Partilhar este artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>