A importância da cor na moda

 

A cor é um dos elementos na roupa com maior impacto visual. Há cores que valorizam a nossa imagem e há outras que em nada nos favorecem sem, por vezes, percebermos a razão. Há, contudo, uma explicação: uma das características das cores é a sua temperatura, que pode ser quente ou fria.

Cores-Quentes-e-Frias

As cores quentes são as que vão do amarelo ao vermelho e os tons que possuem elevada concentração de amarelo, como o dourado, o castanho, o camel, o tom de mel, o verde-azeitona, o verde-menta, o azul-turquesa, o vermelho-alaranjado, o rosa-coral, o salmão, a cor de tijolo, o granate escuro, o fúcsia, o lilás-rosado, e o amarelo ouro.

Por outro lado, as cores frias são aquelas que se encontram entre o azul e o verde, ou aqueles tons que têm uma demasiada concentração de azul, como o cinzento prateado, o pistacho, o roxo, o branco, o preto, o ciano, o tangerina, o bege rosado, o azul-marinho, o amarelo-limão, o rosa intenso e o violeta.

As pessoas dividem-se em duas harmonias em termos de coloração, a harmonia quente e a harmonia fria. Para cada uma existe um grupo certo de cores que valoriza o tom de pele, olhos e cabelos. O ideal é compor o seu guarda-roupa de acordo com a sua harmonia, não nos podendo, contudo, esquecer do factor psicológico/emocional da cor, que falarei noutra rubrica.

Existem cores que nos podem envelhecer, ressaltar as linhas de expressão, as rugas, dar-nos um ar mais cansado e pesado, enfim, quase “apagar-nos”, ao passo que se soubermos qual é a harmonia certa, as cores terão o poder de nos valorizar, rejuvenescer, dar-nos vitalidade.

As pessoas com características frias possuem uma pele rosada, pálida ou clara; o cabelo grisalho, louro muito claro ou preto; os olhos azuis, verdes, cinzentos ou pretos.

As pessoas com características quentes caracterizam-se por terem uma pele morena; o cabelo louro escuro, castanho ou louro; os olhos castanhos ou cor de mel.

 

Descubra qual é o seu perfil:

Cabelo louro, olhos claros e pele morena

Neste perfil há duas características que definem uma harmonia fria. O cabelo e os olhos claros darão muita luz que será compensada pelo tom moreno da pele que transmitirá calor.

Se tem este perfil, aposte em cores claras ou intermédias para que não sejam demasiado contrastantes sobre a pele. Evite tons muito escuros. Porém, se escolher uma cor escura, como o preto ou azul-marinho, esta não deve ser usada sozinha, mas equilibrada com o salmão ou o verde-pastel.

 

Cabelo preto, olhos escuros e pele clara

Se tem estas três características, sem dúvida que a sua harmonia é fria. Escolha cores escuras ou vivas. O preto será uma cor que a favorecerá.

Por outro lado, a pele clara implica que se optar pelas cores turquesa, ameixa ou o branco estará a fazer uma escolha acertada.

 

Cabelo de louro a platinado, olhos cinzentos, verdes, azuis ou castanhos muito claros e pele clara

Se se enquadra neste perfil corresponde a uma harmonia fria. Evite os tons quentes que poderão tornar a sua pele mortiça. As cores frias, sobretudo as intensas como o framboesa, o  ameixa, ou verde-médio serão as mais favorecedoras.

Se a sua pele for muito luminosa, evite cores que reflitam muita luz, uma vez que debilitam as linhas de expressão no rosto.

 

Cabelo ruivo, olhos claros e pele clara

A cor de cabelo ruivo é um indicador dominante de um carácter quente em relação às restantes características, que são frias, pelo que as cores que mais favorecem serão as quentes, já que assim se conseguirá um equilíbrio entre a pele e as peças de roupa.

Evite as cores pastel ou frias que transmitirão à pele um aspecto acinzentado. O chocolate, salmão e pêssego poderão revelar-se cores favoráveis e tendo em conta o aspecto frio dos olhos e da pele, os tons vivos de intensidade clara serão uma boa aposta.

 

Cabelo ruivo, olhos castanhos e pele morena

Se tem estas características a sua harmonia é quente sendo valorizada com os tons da terra como o camel, o canela ou verde-azeitona. Contrapor estas cores a outras mais frias dará um excelente resultado.

Se a sua pele se revelar muito opaca, as cores com um toque de luz serão uma boa escolha para compensar o tom da pele.

 

Cabelo castanho a preto, olhos claros e pele rosada

O carácter suave do seu aspecto físico indica que os grandes contrastes não serão favoráveis a este género de perfil. Assim, combinar tons distintos de uma mesma cor poderá ser uma opção interessante. Pelo carácter frio da pele rosada, as cores frias deverão ficar bem.

 

 

 

 

Por Inês Begonha

Para saber quais os cuidados específicos para o seu tipo de pele, envie um e-mail para bbsrmakeup@gmail.com

BestBuyingStyleReport

Fotografia Inês

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *