As primeiras rugas

Ter cuidados constantes é importante para ter uma pele bonita e saudável. Mas o tempo não perdoa e, quando menos se espera, as tão indesejadas rugas aparecem. A partir dos 25 anos os primeiros sinais de envelhecimento já podem ser notados e este é, então, o momento ideal para começar a ter alguns cuidados para adiar a chegada das rugas. Em alguns casos, o processo de envelhecimento pode ser mais lento, mas em outros, o tipo de pele e alguns hábitos diários podem fazer com que ele aconteça mais rapidamente.

Na verdade, o envelhecimento da pele é um fenómeno que pode ser mais ou menos acelerado, dependendo de inúmeros fatores. Observamos que até aos 20 anos as células estão a funcionar corretamente. As fibras de sustentação da pele (colagénio e elastina) são produzidas na medida certa, proporcionando a firmeza necessária. Depois, já se notam marcas muito finas, especialmente ao redor dos olhos e da boca. A partir dos 25 anos, já é possível notar os resultados da perda da elasticidade da pele e de duas décadas realizando expressões e movimentos repetitivos com os músculos faciais, como o simples ato de sorrir. O quadro piora à medida que são acrescentadas outras agressões à pele, como tabagismo, exposição ao sol sem proteção e falta de hidratação.

Botox, peeling e inúmeras cirurgias são soluções procuradas por um enorme número de mulheres com o sonho de eliminar por completo as rugas, manchas e imperfeições faciais. Tais procedimentos, além de dispendiosos e, em alguns casos, perigosos, não são milagrosos. Não há nenhum método conhecido, até a data, que seja capaz de eliminar totalmente as marcas de envelhecimento. Por isso mesmo, a melhor maneira de não ter que conviver com as rugas tão cedo, é prevenir. Contrariando o mais novo movimento de dermatologistas norte-americanos, que prega o uso exclusivo da proteção solar e sabonetes para manter uma pele saudável, profissionais europeus e sul-americanos da área de Medicina Estética defendem a utilização de hidratantes e ativos que promovam o tratamento da pele, especialmente para pessoas de tenra idade e as mais submetidas à ação do sol, factor determinante do foto-envelhecimento. Um detalhe importante a ter em conta é o facto de que cada pele tem uma necessidade e, portanto, requer a utilização de produtos diferenciados.

Para além dos cuidados diários com cosméticos adequados e, que possuem maioritariamente ativos naturais na sua composição (especial destaque para os cremes com quinoa) outras dicas são essenciais para preservar a saúde e luminosidade da pele:

– Proteger a pele com filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Utilizar uma proteção solar elevada. Os efeitos do sol são cumulativos e podem demorar anos, mas um dia aparecem.

– Remover a maquilhagem com um desmaquilhante indicado para o seu tipo de pele também é importante, pois dormir uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele.

– Beber água purifica o organismo e hidrata a pele de dentro para fora. O ideal é consumir cerca de dois litros por dia.

 

Foto Sandra Palma

Por Sandra Palma

Farmacêutica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *