As sugestões de… Pedro Marques

 

Dizer que lhe corre vinho nas veias deste jovem enólogo de Lisboa pode não parecer muito bem, mas se lhe dissermos que faz parte da quarta geração ligada às vinhas em Torres Vedras, onde produz os vinhos Vale da Capucha/PYNGA, compreenderá a expressão inicial.

Pedro Marques

 

Pedro Marques tirou Agronomia (ISA), aprendeu com grandes enólogos da nossa praça e viajou por vinhas e adegas do “novo mundo”. Mas é no “velho mundo” que se inspira para produzir os seus vinhos de castas portuguesas, em solos calcários, perto do mar.
Dando consultoria em outras adegas na região, está cada vez mais apostado no projeto familiar e na parceria Local Handcrafted Wines, da qual é membro.

 

Eis as suas sugestões aos leitores do Onde Ir:

VADIO_VB10_grandeVADIO branco 2009

Vinho branco Bairrada DOC produzido em Vilarinho do Bairro pela família Patrão. Dinis trata das uvas e Luís “mete-as na garrafa”. Sim, porque este branco cheira a franqueza, havendo pureza e “terroir” que sobra…
Feito de Cercial de vinhas velhas e Arinto, em solo arenoso e argilo-calcário, o Vadio Branco é um vinho especial (1200 garrafas) que está neste momento em grande forma. Aromas de querosene sobressaem antes da fruta citrina, muito discreta, se desenvolver no copo “a pouco e pouco”. Acidez viva e corte mineral, temos branco para beber já ou guardar. Provei-o em duas refeições, um jantar e um almoço, no dia seguinte e o vinho cresceu…!

PVP – 9€

Pode encontrar na Garrafeira Nacional e na loja online www.adegaportuguesa.com

 

Damasceno Tinto 2011_Vfinal(19-04)DAMASCENO tinto 2011

Vinho tinto Regional Península de Setúbal elaborado pela dupla de enólogos Nuno Cancela de Abreu/David Rego perto do Poceirão. Este jovem tinto pronto-a-beber, com Syrah e Cabernet Sauvignon, mostra fruta madura, de recorte doce, assessorada por boa frescura e firmeza. A barrica afinou-o, sem o marcar demasiado e deu-lhe “pernas para andar”. Sentido gastronómico, mas vai bem com coisas de picar.

PVP – 10€

Locais de venda – Continente, El Corte Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.