Festas, música e gastronomia no Algarve

 

Se optou por tirar férias no Algarve, este artigo pode ajudá-lo a decidir o que fazer por estes dias. E, acredite, animação é coisa que não vai faltar a sul do país.

alrave3
Créditos: Todos os direitos reservados

A programação já arrancou para os apreciadores de sardinha, que até dia 11 de agosto, poderão apreciar na zona ribeirinha de Portimão, onde nem o bailarico vai faltar.

Para quem não teve oportunidade de saborear as sardinhas em Portimão, haverá mais uma boa hipótese de o fazer, desta vez em Albufeira. A Festa da Sardinha de Olhos de Água ocupará o largo dos Pescadores com quilos e quilos do delicioso peixe para os mais comilões. Tem lugar de 8 a 11 de agosto, com entrada livre.

algarve2
Créditos: Todos os direitos reservados

Já a Feira Medieval de Silves, que se instalou no centro histórico da cidade até dia 11 de agosto, recriando a história do período medieval da antiga capital do reino do Algarve. E o que acontecerá? Dois torneios a cavalo por dia, um espetáculo teatral no castelo e muita dança e animação numa feira que funcionará das 18h00 à 01h00, de segunda a sexta, e das 18h00 às 02h00 aos fins de semana.

Entretanto continua a decorrer o Verão em Tavira, um acontecimento cultural gigante que engloba este mês quatro concertos de música portuguesa no parque do Palácio da Galeria (Orquestra do Algarve com Amor Electro, dia 9, Helder Moutinho, dia 16, JP Simões, dia 24, e Entre Aspas, dia 30), mostras de cinema no Convento do Carmo (até dia 12), exposições no Palácio da Galeria e feiras de ofícios (até dia 15) e de antiguidades e velharias (de 17 a 27) na rua do Cais.

Em Lagos, o desafio é não perdermos a nossa atenção no meio do artesanato e da doçaria local na Feira de Tradições e Artes do Algarve. Estará no parque urbano de Bensafrim e traz-nos ainda gincanas, demonstrações de equitação, de petanca ou futsal e jogos típicos no picadeiro. Tudo entre 9 e 11 de agosto e com entrada livre.

marisco
Créditos: Todos os direitos reservados

E porque uma boa mariscada vai sempre bem, principalmente no verão, tome nota, pois os melhores bivalves e mariscos da ria Formosa, confecionados das mais diversas maneiras, estarão prontos para a degustação entre 10 e 15 de agosto. A música estará a cargo de Tony Carreira, Carminho, Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, U2UK e um cantor revelação, que atuarão no Jardim do Pescador Olhanense.

 

O Festival Internacional de Folclore de Faro (Folkfaro) decorre entre 16 e 24 de agosto, regressando à doca de Faro com grupos de vários países e continentes para colorir a cidade com dança, cantares e trajes populares. A gala de abertura é no dia 16, no Teatro das Figuras.

E entre os dias 16 e 25, é tempo de Fatacil, um dos certames generalistas mais importantes do sul do país. Além do artesanato e dos produtos tradicionais, haverá música no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa, com Entre Aspas, The Gift, Herman José e Orquestra, José Cid, Vol. 2/Os Azeitonas, Miguel Gameiro, Emanuel, Expensive Soul, João Pedro Pais e Pedro Abrunhosa.

De Lagoa para Castro Marim, partimos para quatro dias e quatro noites de Idade Média: os Dias Medievais vão fazer recuar a vila até uma época habitada por reis e rainhas, nobres, monges, cavaleiros destemidos e monstros. Entre 22 e 25, no castelo e na vila de Castro Marim, os serões serão animados com torneios, jogos tradicionais, animações de rua e execuções de tarefas da época.

Para retemperar forças depois de tanta animação, nada melhor que um evento gastronómico para rechear a barriga de sabores do mar. O Festival do Percebe acontece de 23 a 25 em Vila do Bispo e tem como protagonista o percebe, como o nome indica.

O cartaz do mês encerra em grande, com a novidade do regresso da Noite Branca de Loulé. Depois de dois anos de interrupção, este evento que tem como objetivo fazer a despedida do verão volta às ruas de Loulé com música, animação de rua, moda, pintura e artes plásticas, sob o mote do branco. A não perder no dia 31.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *