Maquilhagem – Erros frequentes

A maquilhagem faz parte do dia-a-dia. Tem o poder de embelezar e realçar os pontos fortes do rosto e simular aqueles que menos se gosta. Se for mal aplicada pode criar o efeito contrário.

EVITAR:

BASE ESCOLHA DE TONS E TEXTURAS ERRADOS

Existe a tentação de colocar a base um tom acima da cor da pele para criar o efeito de tez bronzeada. O objetivo da base é de uniformizar a pele e não de dar cor, caso contrário cria um efeito “plástico” e envelhece. Por outro lado, se aplicar uma base mais clara vai parecer uma máscara de “Carnaval de Veneza”. A base deve ser do mesmo tom da pele.

Para testar qual o tom correto de base, aplique na linha do maxilar. Colocar nas mãos ou no pulso é um erro, uma vez que o tom e a textura da pele não são os mesmos. Saberá que fez a escolha correta quando a base ficar invisível.

Se tiver uma pele seca, opte por uma base em creme que contém agentes hidratantes. Se tiver uma pele oleosa ou mista, escolha uma base compacta, em stick ou fluída – são oil free e matificam a pele.

 

PÓ COMPACTO – UTILIZAÇÃO INCORRETA

A má utilização do pó compacto ou a não utilização é um erro que às vezes se comete. O pó compacto serve para fixar a base e matificar (retirar brilho em excesso). Contudo, se exagerar vai secar a pele e acentuar as linhas de expressão.

 

SOMBRAS – APLICAÇÃO EXCESSIVA

O pior que pode fazer é aplicar sombra em toda a pálpebra. Vai ficar com um ar carregado e pesado.

Aplique a sombra apenas na pálpebra móvel. Se quiser conjugar cores, comece sempre pelas mais claras. Aplique a cor mais escura nos cantos externos.

 

Erros MakeupMÁSCARA – PESTANAS ESBORRATADAS

Está muito em voga um olhar intenso com o efeito de pestana farfalhuda, no entanto tenha atenção quando aplicar a máscara para não esborratar as pestanas. Limpe o excesso da escova a um lenço de papel e comece por colocá-la insistindo na raiz das pestanas com movimentos em zig-zag até às pontas.

 

BATONS – CORES FORTES SEM UTILIZAÇÃO DE CONTORNO

Quando pintar os lábios com cores fortes, como os vermelhos, por exemplo, o vermelho burgundy, que está em alta, é um erro não utilizar um lápis de contorno. Este serve para evitar lábios borrados e irregulares e para fixar o batom. Importante: o lápis de contorno deverá ser da mesma cor do batom.

 

BLUSH – USO EM EXCESSO  

O blush quando aplicado em excesso pode carregar muito o rosto e envelhecê-lo. Tire o melhor partido do blush para dar um ar saudável e fresco.

No inverno, utilize o blush para iluminar e definir o rosto, utilizando tons neutros, ao invés de tons escuros para dar um efeito bronzeado que fica muito artificial. No verão, poderá utilizar tons mais dourados mas sem exagerar.

 

NÃO SE DESMAQUILHAR ANTES DE SE DEITAR

Por vezes, por preguiça, não se faz. Atenção: é à noite que a pele se regenera. Se dormir maquilhada vai obstruir os poros impedindo que a pele respire.

Comece por limpar a pele com um gel de limpeza, a seguir aplique o leite de limpeza e o tónico. Termine com um bom creme nutritivo para a noite. Aproveite para aplicar uma máscara ou um esfoliante para uma limpeza mais profunda à pele.

Desfrute do poder da maquilhagem. O truque para evitar excessos é simples: pequenas quantidades de cada vez.

 

Por Inês Begonha

Envie as suas dúvidas para bbsrmakeup@gmail.com

BestBuyingStyleReport

Fotografia Inês

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *