MotelX 2013 com data marcada

 

As últimas obras de Neil Jordan, Rob Zombie e James Wan são apenas algumas das novidades do MotelX 2013. A próxima edição do festival está agendada entre 11 e 15 de setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

UBNSmyxKpayo0evV94zkLtENbzQ7NQFyva2MmIB_NecMais uma vez, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promoverá uma competição de nove curtas nacionais, desta feita com o patrocínio da Yorn e contando, no júri, com Nuno Markl, humorista; Safaa Dib, fundadora do Fórum Fantástico e Thierry Phlip, presidente do Festival Razor Reel em Bruges. O vencedor do Prémio Yorn MOTELx 2013 será contemplado com 3000 euros, a que acrescem 2500 euros em serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker e ainda um fim-de-semana num dos Hotéis Belver. (Nomeados abaixo).

Os vampiros estão de regresso pela mão de Neil Jordan que realiza “Byzantium”. Já James Wan apresenta o aguardado “The Conjuring” e Rob Zombie regressa com “Lords of Salem”. Destaque também para a co-produção luso-espanhola “Painless”, a primeira longa-metragem de Juan Carlos Medina, realizada em co-produção com a Fado Filmes, de Luís Galvão Teles.

Esta edição vai ainda ficar marcada pela presença de dois convidados especiais. Tobe Hooper e Hideo Nakata terão dedicadas a si duas secções: Culto dos Mestres Vivos e Japão Retro, respetivamente. Recorde-se que Tobe Hooper é o realizador de “Massacre no Texas” (1974), e de “Poltergeist” (1982). Hideo Nakata volta este ano à tela com o “The Complex”, tendo ficado conhecido pelo “Ringu” (1998) e “Dark Water” (2002).

Serviço de Quarto é a secção principal do festival e onde se destacam duas antologias: “The ABCs of Death” e “V/H/S/2″», com capítulos assinados por diferentes realizadores e rodados nos cinco continentes. O terror também tem uma palavra no feminino, com a filha de Lynch, Jennifer Lynch, a realizar “Chained”, Marina de Van e o seu “Dark Touch”, e Xan Cassavetes (filha de John Cassavetes) a apresentar “Kiss of the Damned”.

No plano nacional, a secção Quarto Perdido estará dedicada a filmes obscuros com “Os Censurados” e onde serão apresentados dois filmes criados por três vítimas de censura: o dramaturgo Bernardo Santareno; o cineasta e artista plástico Manuel Guimarães e o ex-cineasta António de Macedo. Da obra de Bernardo Santareno apenas duas peças foram adaptadas para cinema, “O Crime da Aldeia Velha” e “A Promessa”, dois filmes que serão exibidos nesta secção.

Além das exibições serão também realizados workshops, nomeadamente, de “Caracterização e Efeitos Especiais para Cinema”, com João Rapaz e Helena Batista, e outro de stop motion com Bruno Caetano.

As secções Lobo Mau e Tarde de Jogos (Pouco) Assustadores estão de regresso, com a primeira a ser realizada em parceria com a Cinemateca Júnior e a apresentar aos mais novos, “O Estranho Mundo de Ray Harryhausen”, que inclui workshops e a exibição de filmes no Palácio Foz e no Cinema São Jorge. A segunda vai dedicar-se ao mundo dos jogos de tabuleiro, apelando a momentos de convívio entre famílias.

O Musicbox será o anfitrião do evento, promovendo a Festa de Antecipação do MOTELx 2013, no dia 6 de setembro.

Nomeados para Prémio Yorn MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013:
– “A Bílis Negra” (2013), de Nuno Sá Pessoa
– “O Coveiro” (2013), de André Gil Mata
– “Longe do Éden” (2012), de Carlos Amaral
– “Monstro” (2013), de Alex Barone
– “Desespero” (2013), de Rui Pilão
– “Nico, a Revolta” (2013), de Paulo Araújo
– “Hair” (2012), de João Seiça
– “Sara” (2012), de Miguel Ângelo
– “A Herdade dos Defuntos” (2013), de Patrick Mendes

www.motelx.org

 

Por Liliana Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *