Qual é o seu tipo de pele?

 

Não vale a pena gastar uma fortuna em produtos caríssimos se não comprar os indicados para o seu tipo de pele, evitando armazenar os que são desaconselháveis e que até poderão ser contraproducentes. A chave para o êxito de um programa de cuidados a ter com a pele é, em primeiro lugar, saber qual o seu tipo de pele.

images (1)A grande maioria dos especialistas classifica a pele em 5 tipos: a pele normal, a pele oleosa, a pele mista, a pele sensível e a pele seca, tendo cada uma as suas características que requerem cuidados diferentes.

 

Pele normal

Este é o tipo de pele perfeita e equilibrada que possui uma textura fina, um aspecto saudável, sem poros dilatados e raramente tem borbulhas e imperfeições, como espinhas e manchas ou ainda zonas com brilho.

 

Pele oleosa

Este tipo de pele produz uma maior quantidade de óleo, uma vez que as glândulas sebáceas, devido a vários factores (predominantemente o factor genético) têm uma maior atividade do que as pessoas com a pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade secreção de sebo.

A pele oleosa possui geralmente poros dilatados, com tendência à formação de  borbulhas, pontos negros e espinhas. É um tipo de pele com aspecto gorduroso e brilhante, estando mais sujeito à formação do acne.

 

Pele mistaPele mista

Este é provavelmente o tipo de pele mais comum e necessita de um tratamento mais cuidado, uma vez que, e como o nome indica, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Ou seja, algumas regiões são oleosas (principalmente a Zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochecha). Se sente a sua pele a esticar e a descamar devido à falta de humidade em algumas zonas e com excesso de óleo noutras, em princípio tem uma pele mista. O tratamento terá que atuar em simultâneo para combater quer a oleosidade quer a secura.

 

 

Pele sensível

A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágil e com maior tendência à vermelhidão e a inflamar. É normal haver zonas com propensão a alergias, comichão, manchas, sensação de ardor e a descamar. Pode possuir pequenos derrames na face e no nariz. Apresenta uma textura fina e delicada e é bastante sensível ao uso de cosméticos, bem como às alterações do clima.

A pele sensível é um dos tipos de pele mais problemático e consequentemente, exige cuidados especiais.

 

Pele seca

Se a sua pele apresenta uma textura fina e se a sente um pouco áspera e com falta de elasticidade, é quase certo que a sua pele é seca. A razão provém do pouco sebo que existe nas camadas inferiores da pele e ao baixo teor de humidade nas camadas superiores.

Pode senti-la esticada e com comichão após a lavagem, ou pode até descamar e apresentar películas nas sobrancelhas, manchas, vermelhidão e uma tendência para o envelhecimento prematuro. Este tipo de pele necessita de cuidados calmantes para se manter na sua melhor forma. A água é uma grande aliada.

 

images (2)Dicas para melhor ajudá-la a descobrir qual o é seu tipo de pele:

 

Utilize um lenço seco e limpo para limpar o rosto. Ao acordar de manhã limpe a cara com o lenço e repare nele. Se tem a pele normal vai notar que o lenço não ficou com óleo e sente a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. Se tem a pele oleosa vai reparar que o seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele, que normalmente, se encontra em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. No entanto, se existir óleo apenas no centro, a sua pele pode ser um tipo de pele mista, ou seja, se verificar que o óleo vem apenas do nariz e da testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. Se depois de limpar a pele não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse a esticar ou presa, com pouca elasticidade, áspera e com uma sensação de secura, o mais certo é que tenha a pele seca. Se a sua pele for sensível, irá notar que fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos que utiliza para a cuidar, ficando inflamada e com comichão.

 

 

 

 

Por Inês Begonha

Para saber quais os cuidados específicos para o seu tipo de pele, envie um e-mail para bbsrmakeup@gmail.com

BestBuyingStyleReport

Fotografia Inês

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *