Alimentação: O segredo para o bronze perfeito

O verão chegou para ficar! Inicia-se a corrida aos banhos de sol, na procura por um bronzeado invejável. Pois saiba que a alimentação pode ajudar a obter um bronzeado perfeito. O segredo está em aumentar a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno.

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante, precursor da vitamina A, que atua diretamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e pela sua proteção contra os raios solares. Para além de ajudar a bronzear, esta substância proporciona uma proteção extra contra os danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o surgimento de rugas e lesões.

Bronzear é um método de agressão à pele, que para proteção produz a melanina, que dá o pigmento da pele. Quanto mais escuro o tom da pele, mais proteção contra o sol. Mesmo assim, quem tem pele morena e negra não pode abrir mão do uso do protetor solar.

A presença de betacaroteno no organismo faz o bronzeado durar mais tempo, ajudando na proteção da pele, já que serve como refletor dos UVA e UVB

Este pigmento é o responsável pela cor alaranjada de frutas e vegetais como: cenoura, batata-doce, abóbora, meloa cantalupe, damascos, pêssegos, manga, papaia, laranja, pimento amarelo, laranja (mas também o vermelho e verde).

Também os vegetais de cor verde-escura, contém elevado teor deste pigmento, que não se expressa na cor final porque a clorofila intensifica a cor verde e reprime a cor laranja.

Exemplos: espinafres, brócolos, rúcula, couve cale, espargos verdes

Para potenciar o efeito bronzeador consuma estes alimentos antes da exposição solar, idealmente uma ou duas semanas antes. Atenção que o consumo destes alimentos apenas confere uma proteção extra contra a agressão solar, não dispensa por isso, o uso de protetor solar adequado ao tom de pele.

Deve ainda ter cuidado com o consumo destes alimentos, já que o seu consumo desmedido poderá traduzir-se no aparecimento de hipercarotenodermia, que se caracteriza pelo aparecimento da planta dos pés e das mãos amarelas.

 

Receita: Sumo beta-bronze

1 cenoura

½ beterraba

¼ manga

Sumo de 1 laranja

 

 

Mónica Santo

 

 

 

M. Carolina Santo

Nutricionista e autora do livro, em conjunto com Susana Alves, “Sopas, saladas e sobremesas detox” 

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