Descubra o seu Propósito de vida

Para vos falar deste tema, e indagar sobre o real sentido que podemos dar às nossas vidas, vou recorrer a um livro que foi recentemente publicado, intitulado “Tu consegues!”, de autoria de Joana Areias, a coach nº1 a trabalhar esta área em Portugal. Recomendo vivamente o seu livro, por ser de leitura bastante agradável, num tom bastante intimista com o leitor, que nos faz refletir profundamente, através dos vários exercícios que disponibiliza.

Uma vez iniciada esta busca, estou certa que não vai querer parar, nem abrandar essa demanda, sentindo-se cada vez mais intrigado pelo mistério que ela envolve. Por isso, se é daqueles que gosta de uma boa aventura, este livro é perfeito para si, mas aviso-o já que esta viagem não é pacífica, implica escolhas, mudanças, ações e tomadas de decisão.

Não se apoquente se descobrir que tem mais do que um propósito de vida, isso é perfeitamente normal, pois “o nosso percurso de vida pode despertar novas paixões, interesses e propósito”[1]. Consoante as nossas experiências, a nossa idade, o estado de maturidade, as pessoas com quem nos cruzamos, podemos descobrir e desenvolver novos propósitos, já que “a nossa missão está completamente alinhada com a marca que queremos deixar no mundo”. É por isso que cada propósito é único e não pode ser comparado, pois somos todos diferentes, estando de acordo com os nossos valores, a nossa personalidade, as nossas experiências e o nosso perfil psicológico.

Conceito de “Fluir” e Propósito de Vida

Estar em fluxo é algo que nos retira completamente da realidade, que altera e modifica o nosso estado de consciência e o preenche de uma dimensão imediatista caracterizada pela vivência do aqui e do agora. O foco recai todo na atividade desenvolvida, estando concentrados e absorvidos pela atividade que nos coloca em fluxo. Durante aqueles momentos, nada mais importa, nem a fome, nem o sono, nem o programa na televisão, é como se fôssemos tomados por um estado de completa imersão no que nos dá prazer e preenche.

Conhecer o que nos faz viver a experiência do fluxo é algo essencial sobretudo se andamos a tentar descobrir o nosso Propósito de vida. Se quer vir a ter um trabalho de sonho ou simplesmente perceber o que dá um real sentido à sua vida, basta olhar para dentro de si e começar a pensar no que verdadeiramente o apaixona e o faz perder a noção do tempo. Será nadar? Correr? Dançar em pontas? Construir sites? Escrever histórias? Inventar? Cozinhar? Fazer bolos? Brincar com crianças? Passear cães? Estou certa que saberá melhor do que ninguém o que o entusiasma e o que lhe dá um sorriso nos lábios.

Por isso, se anda à procura de si próprio, se está cansado do que faz profissionalmente, ou se gostava de criar o seu próprio trabalho de sonho, está na hora de começar a perceber o que é que não se importava de fazer todos os dias com vontade e determinação, a tal ponto que até nem se importava de pagar para o poder fazer.

Porque não começa já a fazer uma lista de todas as atividades que lhe permitam fluir no tempo Vamos a isso?

[1] Joana Areias, Tu consegues!, Alfragide: Lua de Papel, 2016

 

Zulmira

 

 

Por Ana Machado Blog Mad About Dreams

Dream Coach 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *