Gorki: onde a mesa é posta para os amigos

Este é um mergulho no azul-escuro que cobre as paredes do restaurante Gorki, na Rua das Flores, em Lisboa. A promessa é de tapas e um espaço para partilhar uma refeição com amigos. Promessa cumprida.

Foi com amigos que tudo começou em Marbella, Espanha, onde três dos sócios deste restaurante se juntavam num outro Gorki aos finais de tarde. Prometeram que haviam de trazê-lo para Lisboa. E assim foi, com liberdade total para adaptar o conceito a Lisboa.

A inspiração é, claramente, do país vizinho mas não se fica por aí. À entrada, um cestinho com variedades de pão. Beterraba ou ervilha. Juntam-se palitos de cenoura para mergulhar em molho tártaro. O arranque é fresco, para preparar o que aí vem.

Os pratos vão chegando, com rapidez, tornando a mesa apertada. Deixamo-nos levar pelas sugestões da casa, que não desiludem. As pequenas tostas de foie gras desfazem-se na boca. Os pimentos padrón que acompanham a morcela de arroz frita surpreendem com a flor de sal a envolvê-los.

Mais composto, chega um mil-folhas de beringela, onde se mistura também tomate em camadas. Faz lembrar lasanha mas com um resultado bem menos calórico. A compor esta selecção, os ovos escalfados com puré de batata e azeite de trufa branca. Neste prato, ver a gema misturar-se com o puré faz parte do encanto.

Como se espera num restaurante de amigos, há barulho. Não podia ser de outra forma e quem já visitou Espanha sabe-lo bem. Bastou que entrasse um grupo maior para que a conversa começasse a ecoar, a preencher o amplo espaço.

Um dos recantos mais interessantes deste Gorki é a sala da cortina, que pode ser reservada para grupos. Basta correr a cortina para ter um lugar mais recatado, a meia-luz, como se se estivesse em casa.

Como o restaurante acabou de abrir, a equipa está ainda a experimentar e a testar a ementa. Para o próximo ano, se o negócio correr de feição, pode juntar-se uma esplanada. Por agora, uma coisa é certa: o bolo de chocolate quente, a contrastar com gelado da vizinha Nannarella, é um fim de refeição aconchegante. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *