Menorca, para quem quer apenas descanso e boa vida

Terra das Menorquinas, as famosas “chinelas” de pele, Menorca é um pequeno paraíso a menos de 2 horas de avião de Lisboa. A ilha tem apenas 53 km de comprimento e é a mais calma das ilhas Baleares, local ideal para umas férias de verão tranquilas, num pequeno paraíso de paisagens idílicas e praias de sonho, com reservas protegidas onde muitas vezes só é possível chegar de barco.

Menorca1

Será difícil não ficar numa praia espetacular, com água quente e areia branca, mas se apetecer conhecer outras praias de Menorca a melhor opção é “apanhar” um barco. O carro também pode ser uma opção, mas para chegar a algumas praias existem filas de horas e em alguns casos, como são zonas protegidas, é necessário deixar o carro e caminhar a pé, reserva a dentro o que pode significar algum esforço adicional.

Menor foi considerada, desde 1993, “Reserva da Biosfera” pela UNESCO. A sua costa rochosa e de ar selvagem, quase sem vestígios da mão humana é das vistas mais impressionantes que poderá ter. Os seus recortes parecem feitos por uma natureza conhecedora, tal o grau de detalhe e a perfeição. São visíveis algumas grutas “secretas”, praias e baías de tamanhos muito diversos, que espreitam a cada contorno mais sinuoso por onde passamos.

Guia para conhecer as praias

Menorca tem perto de 50 praias, sendo que as melhores se encontram no sul da ilha, zona caracterizada pela sua vegetação que culmina em praias quase isoladas, de areias brancas e águas turquesa.  A zona norte da ilha é quase inacessível devido às suas rochas escarpadas e as praias são de areia vermelha.

Cala Arenal de Son Saura
Cala Arenal de Son Saura

A sul as melhores praias são Cala Arenal de Son Saura, de água quente e quase rasa, a Cala En Turqueta, pequenina, mas simpática e acolhedora saída do interior de uma mata frondosa, a Cala San Bosch, a Macarella e a Macarelleta, todas com personalidades fortes e belezas singulares. São praias de águas tão azuis e areias tão brancas e finas que custa a acreditar. Algumas parecem sair do meio de luxuriosas florestas e zonas desérticas e só com esforço e algumas horas de caminho, muito dele feito a pé, podem ser alcançadas.

Cala Turqueta
Cala Turqueta

Menorca é um pequeno paraíso aqui mesmo ao lado. Tem sol, calor, excelentes praias, boa comida, grandes paisagens e sobretudo muita tranquilidade. É o destino de férias ideal para quem quer apenas descansar e fugir do trânsito e da loucura do trabalho. É aquele destino de férias que nos deixa sempre uma enorme vontade de lá voltar e que se torna nosso amigo para o resto da vida.

Atividades e passeios que não envolvem espreguiçadeira

Se uma semana de praia e descanso é mais do que consegue aguentar recomendo uma visita a Maó, a capital de Menorca, umaMenorca-Mao cidadezinha calma e calorosa. É como se soubesse que é bonita e estivesse só ali para ser apreciada e admirada. É muito pitoresca, talvez pelas marcas coloniais que ainda se encontram por toda a cidade. Recomendo uma passagem pelo porto, um dos maiores portos naturais do mundo, e um passeio pelo centro, quase todo ele de ruas pedonais onde é possível caminhar tranquilamente, passando pelo   Mercat de Peix (mercado de peixe), construída sobre uma antiga fortaleza do século XVIII, pela Igreja del Carmen, pela Plaça de la Constitucia e Câmara Municipal e terminando numa das muitas lojinhas de menorquinas.

Menorca-Mao1Outras atividades em Menorca passam certamente pelo fundo do mar, sendo a mais comum o mergulho ou o snorkling. A variedade de peixes e rochas é fantástico e em qualquer praia pode ficar a conhecer o espetacular fundo do mar da ilha. Para quem gosta de andar e do contato com a natureza pode também tirar um dia, ou vários, e partir à descoberta do Parque Natural Albufera d’Es Grau, com 5.000 hectares é um dos pontos-chave Reserva da Biosfera. Por aqui poderão encontrar centenas de espécies animais e vegetais, onde se incluem aves aquáticas (patos, garças) e aves de rapina como a água pescadora. O Parque está localizado a leste da ilha de Menorca, perto das cidades de Mahon e Mercadal.

 

Menorca4

Guia Prático

Como ir: durante os meses de verão existem voos regulares de Lisboa e Porto.

Onde ficar: O melhor é escolher uma das praias com hotéis e ficar por aí, como por exemplo Arenal den Castel, uma zona mais calma, ou Cala’n Bosch, uma zona mais animada.

Como se deslocar: Depende do lugar da ilha onde estiver hospedado, mas o sistema de autocarros é bastante eficiente e liga os hotéis à capital. Existem também os barcos que fazem a ligação entre diferentes praias.

 

Por Sónia Dias

Blog de Viagens | Travel Random Notes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *