Mitos e verdades alimentares (continuação)

Em busca de uma alimentação saudável e controlada devemos estar atentos a determinadas advertências sobre alimentação, pois deparamo-nos com vários mitos e dúvidas. Jejum emagrece? Carne vermelha faz mal? Afinal, no que acreditar?

Muitos deles já existem desde o tempo dos nossos avós e por isso acabam por ser tornar verdades inquestionáveis. Para uma alimentação saudável, sem medo e peso na consciência, vamos desvendar alguns dos principais mitos da alimentação.

(continuação) 

 

11 – É possível perder peso de forma rápida e saudável – MITO

Nunca é saudável perder peso rapidamente, porque essa diminuição é feita à custa de       água e de músculo e não de reservas de gordura. O emagrecimento deve ser lento e sustentado, aliando a uma boa reeducação alimentar à atividade muscular. E pior ainda, quando se volta a engordar, o peso é recuperado na sua maior parte em gordura.

12 – Ao emagrecer o estômago diminui e passamos a comer menos – MITO

Não é verdade. O que acontece é que o estômago é um músculo e fica “moldado” com a quantidade de alimentos que ingerimos. Além disso, podemos ingerir alimentos mais saciantes (cereais integrais, fruta com casca, legumes crus, …). O estômago só diminui em situações de doentes submetidos a cirurgia bariátrica.

13 – Há sempre alimentos proibidos numa dieta – MITO

Não há alimentos proibidos, devemos sim evitar o consumo frequente de determinados     alimentos ricos em calorias, açúcar e gordura. Devemos sim privilegiar o consumo de cereais integrais, leguminosas, lácteos magros, fruta e hortícolas frescos, carnes brancas e peixe, deixando o consumo de alimentos mais calóricos para ocasiões especiais.

14 – Comer carne vermelha faz mal? – MITO

A carne vermelha contém ferro que é bem absorvido pelo organismo, é fonte de proteína e zinco. Os riscos para a saúde são o facto de ser fonte de algumas gorduras saturadas em geral de colesterol. O seu consumo deve ser restrito, mas não abolido da alimentação. Retire a pele e todas as gorduras visíveis, antes de cozinhar.

15 – O gás provoca celulite? – MITO

Não é o gás dos refrigerantes que causa a celulite. A sua alta concentração de açúcar sim, pois favorece o aparecimento de células adiposas.

16 – Pão integral tem menos calorias que o pão branco? – MITO

O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, a vantagem é que o pão integral apresenta mais fibras e micronutrientes. As fibras contribuem para saciar mais rapidamente e melhoram o funcionamento do intestino.

17 – Margarina é mais saudável que a manteiga? – DEPENDE

No geral, não. A margarina é menos saudável do que a manteiga, pois possui gordura do tipo trans, pois para obter a consistência adequada, ela sofre um processo de hidrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura tipo trans, que é responsável pelo aumento do mau colesterol (LDL) e diminui o bom colesterol (HDL), sendo assim mais prejudicial à saúde.

O ideal é preferir o azeite a estes dois tipos de gordura, na sua forma natural. Atualmente, existem no mercado margarinas isentas de gorduras trans – esta sim, pode ser mais saudável que a manteiga. Verificar bem o rótulo das embalagens e optar por produtos livres de gorduras trans.

18 – Praticar exercício em jejum emagrece? – MITO

A queima de calorias depende dos stocks de hidratos de carbono no organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Exercícios físicos em jejum causam uma diminuição da massa muscular e não de gordura, além do risco de hipoglicémia e hipotensão durante o exercício. Não é aconselhável a prática de atividade física em jejum ou num intervalo maior do que 4h entre a última refeição.

19 – Beber líquidos durante a refeição engorda? – MITO/ DEPENDE

É uma questão um pouco polémica. Se por um lado quando bebemos água durante a refeição, ela limpa as papilas gustativas (que auxiliam no controlo da saciedade) então irá demorar mais tempo a informação ao cérebro, que indica que estará satisfeito; por outro lado os líquidos à refeição atrasam o processo digestivo.

O recomendável para que não ocorra aumento de peso é ingerir líquido no início da refeição (pequenas quantidades) e só 30 min após. O excesso de líquidos e de alimentos pode dilatar o estômago e originar aumento de peso.

20 – Cerveja engorda? – VERDADE

A cerveja é feita a partir da fermentação de cereais (fonte de hidratos de carbono, logo fonte de energia), como a cevada. Em 100 ml de cerveja correspondem 43Kcal (aprox.), então uma lata tem 142 Kcal. Se for consumida em excesso, armazena-se na zona abdominal.

21 – Comer banana reduz as cãibras? – VERDADE

A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento de cãibras (que podem ser devidas a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta de potássio).

22 – O chocolate pode causar acne? – MITO

Não, não existe pesquisa científica que comprove que o chocolate cause acne. O que pode ocasionar a acne é o aumento da produção de sebo em grande quantidade, que estimula a oleosidade da pele, causada pelo aumento de hormonas sexuais, principalmente na adolescência. O chocolate (amargo) é rico em antioxidantes (os polifenóis), que auxiliam no combate ao envelhecimento das células do organismo. O seu consumo, por ser calórico, deve ser moderado.

Lembre-se que a alimentação deve ser variada, equilibrada e “fuja” das dietas radicais (dieta da lua, dieta da maçã, …), caso pretenda perder peso. A perda de peso duradoura só ocorre em dietas balanceadas. O importante é a moderação. O exagero é que engorda!

 

Carla Castrelo

 

 

 

Por Nutricionista Carla Castrelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *