Natureza e colecionismo inspiram visitas gratuitas no Museu do Oriente

No âmbito das Jornadas Europeias do Património e do Dia Europeu das Fundações e Doadores, a 22 de setembro e 1 de outubro, o Museu do Oriente organiza visitas guiadas à sua exposição permanente. Inspiradas nos temas da natureza e do colecionismo, as atividades são de entrada gratuita.

“Património e Natureza” dá o mote às comemorações das Jornadas Europeias do Património, em 2017, e à visita que o Museu do Oriente organiza no dia 22 de setembro, às 19 horas. Num périplo pelas galerias expositivas, os visitantes são desafiados a identificar vários elementos naturais representados nos objetos. A planta do chá, as peónias da China, as flores de cerejeira típicas do Japão, bem como os animais exóticos que os portugueses encontraram no Oriente, vão revelar-se em peças de porcelana, álbuns de pintura, biombos ou tecidos. Também a simbologia de muitas destas espécies será alvo de atenção ao longo da visita.

A 1 de outubro, no Dia Europeu das Fundações e Doadores, às 10h30, a visita-jogo para famílias “Colecionar para doar?” dá a conhecer, através das coleções que o Museu do Oriente alberga, o papel crucial dos colecionadores que ajudam a manter a história viva através dos seus objetos. Da parte da tarde, às 15 horas, a visita “Fundação Oriente – o Museu” mostra como surgiu este espaço, em Lisboa, e como a sua missão se funde com a da própria Fundação, na valorização das relações histórias e culturais entre Portugal e a Ásia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *