Operação Nariz Vermelho com muitas atividades no próximo fim de semana

Com o calendário a marcar mais um fim de semana, a programação que celebra os 15 anos da Operação Nariz Vermelho (ONV) e pensada para gente de palmo e meio está de volta à Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, a 28 e 29 de outubro.

As brincadeiras serão uma constante, havendo tempo para aprender a arte da serigrafia, assistir a dois workshops com Doutores Palhaços, um dirigido a pais e filhos e o outro direcionado apenas para os mais novos. À programação junta-se o “Consultório dos Doutores Palhaços” e o “F. L. O. P. – Festival Louco Organizado por Palhaços”. Tudo isto para momentos partilhados em família, sempre com um nariz vestido de vermelho.

Dirigido pelo artista plástico Nuno Bettencourt, as manhãs do próximo sábado e domingo, entre as 11h00 e as 11h50, serão preenchidas com dois Workshops de Serigrafia. Aos mais pequenos será sugerido aprenderem esta arte, através da experimentação, ou o mesmo será dizer, metendo mãos à obra. A ideia é cada participante explorar as possibilidades plásticas do método de serigrafar, dando asas à criatividade e à imaginação. Uma atividade imperdível para miniartistas.

Para as famílias está agendado na manhã de sábado, dia 28, entre as 12h00 e as 12h30, o Workshop “Pai-lhaço e Fi-lhaço”, com Andreas Piper (Dr. Félix Férias). Nesta atividade os pais são convidados a brincarem com os seus filhos, sendo que a única regra imposta é a diversão e a descoberta em conjunto dos seus palhaços interiores. Neste espaço o número de participantes está limitado a 15 pessoas, com idades a partir dos quatro anos e cujo acesso passa por marcação prévia.

Já na manhã de domingo, à mesma hora, tem lugar o Workshop “À Procura do meu Pequeno Palhaço”, com Mark Mekelburg (Dr. P.P.P.Pipoca), no qual apenas as crianças são as protagonistas, sendo convidadas a descobrir e construir uma ligação entre elas e o palhaço, através da sua linguagem comum preferida, a brincadeira. Para tal, não faltarão vários jogos e dinâmicas muito divertidas. Aqui, o número máximo de participantes restringe-se a 15 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, sendo necessária uma marcação prévia.

Agendado para sábado e domingo, entre as 15h30 e as 17h30 está o “Consultório dos Doutores Palhaços”, os verdadeiros especialistas no diagnóstico para cada um dos males de humor e que garantem eficácia da prescrição. Este é um espaço que nasce da imaginação e criatividade das crianças hospitalizadas a quem foi perguntado como seria o consultório dos Doutores Palhaços. O resultado está nos seus depoimentos e desenhos e é materializado neste espaço, no qual há diagnósticos precoces do riso, rastreios de gargalhadas e transfusões de humor, alguns dos exames que os Doutores Palhaços vão oferecer às crianças e famílias.

Na tarde do dia 28, entre as 18h000 e as 19h00, acontece mais um “F. L. O. P. – Festival Louco Organizado por Palhaços”, num serão artístico experimental com vários números, onde é explorado o efeito cómico e que a cada semana acolhe um convidado especial. No próximo sábado receberá um nome incontornável do humor nacional, a atriz Maria Rueff. Estarão reservadas muitas gargalhadas, num fim de tarde animado.

Estas atividades pensadas para os mais novos e suas famílias têm como palco a Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Alcântara, estando integradas na programação desenvolvida no âmbito da celebração dos 15 anos da ONV, até 19 de novembro. Em paralelo, poderá ser visitada a exposição permanente de arte contemporânea “Debaixo do seu nariz”, que junta mais de trinta artistas contemporâneos num olhar inédito sobre o humor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *