Pintor Noronha da Costa em destaque na Casa-Museu Medeiros e Almeida

A Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, acolhe, a partir de amanhã, 14 de março, uma exposição antológica do pintor Noronha da Costa, figura de referência no universo das artes plásticas em Portugal, desde finais dos anos 60.

“Isto não é só um écran – Noronha da Costa – 50 anos de pintura (1967-2017)” tem como objetivo a comemoração dos 50 anos de atividade do artista. A maioria das peças, referentes a diversos períodos, é da coleção pessoal de Noronha da Costa e estará patente na Galeria de Exposições Temporárias, ficando a fase atual do pintor integrada no espaço da coleção da Casa-Museu, até ao dia 22 de abril.

A exposição tem a curadoria de Bernardo Pinto de Almeida, conceituado crítico de arte, que, desde finais da década de 80, vem defendendo Noronha da Costa no plano histórico, crítico e curatorial.

Esta mostra permite ao público desenvolver algumas pistas conceptuais para a compreensão da obra de Noronha da Costa, marcada pela experimentação constante de inconfundível pulsão filosófica. O pintor demonstra um questionamento obsessivo em torno da natureza e das possibilidades da imagem, levando a experimentação a um grau de consequência raro e submetendo a sua obra a sucessivas e inesperadas metamorfoses.

A pintura do artista encontra-se representada nas mais importantes coleções públicas e privadas nacionais de arte contemporânea como Gulbenkian, Serralves, CCB, Museu do Chiado, entre outras, e internacionais, como Washington Gallery e Buckingham Palace. A entrada para a Galeria de Exposições Temporárias é gratuita, e para a última parte da exposição, integrada no espaço da coleção da Casa-Museu Medeiros e Almeida, o bilhete é de 5€.

 

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Rua Rosa Araújo, 41 – Lisboa
Tel. (+351) 21 354 78 92
www.casa-museumedeirosealmeida.pt
De 2.ª a 6.ª feira das 13h00 às 17h30 | Sábados das 10h00 às 17h30
Encerra aos domingos 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.