Quando o Irão, Israel e Líbano cabem no Cafeh Theran

No Cafeh Theran, experimentam-se pratos do Irão, Israel e do Líbano, numa mistura de sabores, onde perdura a frescura da menta e a doçura do leite fermentado. Numa das praças mais bonitas de Lisboa, abriu discretamente este verão um restaurante de comida do Médio Oriente, com algum destaque à gastronomia do Irão, de onde Pooneh Niakian, proprietária do Cafeh Theran tem origens. Mas antes de se sentar à mesa para experimentar as iguarias, reserve tempo para espreitar algumas peças de decoração que decoram as duas salas do restaurante. Algumas foram trazidas de casa de Pooneh, outras foram compradas por si em viagens ou na Feira da Ladra, ou por amigos. Há jarras, bules, bonecas e almofadas forradas.

Quando se fala com a proprietária de 27 anos, fica-se surpreendida com o seu português fluente. Mas Pooneh explica a razão, “vivo em Portugal desde os dois anos de idade, aliás nasci na América, os meus pais é que são do Irão. Viveu primeiro no Algarve, mas há oito anos que se estabeleceu em Lisboa onde tirou uma licenciatura em arquitetura. Sempre gostou de cozinhar, começou por ser um hobbie e uma paixão, mas que acabou por se transformar num emprego a tempo inteiro, que se traduz num restaurante onde recebe e cozinha para os seus convidados.

Agora é tempo de sentar à mesa para experimentar alguns pratos da ementa, que apresenta sempre um prato do dia, ao almoço. Para começar a refeição pode pedir a sopa iraniana, asheh reshteh, feita com cereais, cebola e menta caramelizada., seguindo-se com uma KooKoo Sabzi, que consiste numa fritata de ervas aromáticas de iogurte de pepino e funcho. Para continuar, há húmus de beterraba, ideal para ser barrado no pão barberi, muito apreciado no Irão, preparado com farinha de trigo. Trata-se de uma cozinha que, acima de tudo sabe e usa a menta, rosas, leite fermentado mas também a beterraba, o arroz e as ervas aromáticas. Sabe bem ir ao Cafeh Theran. Fica na Praça das Flores, número 40, Lisboa. Telefone: 21 073 6530 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *