Um Senhor Tesla

Nos últimos anos, o mercado automóvel parece ter sido tomado de assalto por uma marca que tem vindo a revolucionar a oferta de veículos eléctricos. Falamos da Tesla Motors que, infelizmente para o comum dos mortais, não está ao alcance de todas as bolsas.

Curiosos como somos, quisemos saber a origem do nome da marca criada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning (o CEO Elon Musk só se juntou à equipa mais tarde). Sim, por momentos ainda pensámos que haveria um Sr. Tesla envolvido. E a verdade é que há, mas não se trata de um dos fundadores. Trata-se, isso sim, de NikolaTesla (1856-1943), um cidadão Sérvio que muitos consideram o génio mais injustiçado da história. Físico, matemático, engenheiro eléctrico e mecânico, Tesla terá sido responsável por muitas das tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia, mas sem que todas tenham sido creditadas em seu nome.

Há teorias que o ligam aos primórdios do raio-X, do rádio-transmissor, das lâmpadas fluorescentes e do motor de indução eléctrica, entre outros. De todos estes, só o mérito do trabalho neste último terá sido atribuído a Tesla e, no caso, terá sido decisivo na escolha do nome para a marca, que refere: “Sem a visão e o brilho de Tesla o nosso carro não seria possível. Estamos confiantes de que se estivesse vivo, Nikola Tesla olharia para o nosso carro 100% eléctrico e acenaria com a cabeça em sinal de aprovação”. Um tributo que se estende, por exemplo, a uma doação para transformar o seu antigo laboratório num museu.

Da lista de cientistas contemporâneos de Tesla está Albert Einstein que por certo iria adorar dar uma volta ao volante de um luxuoso Model S. Só não temos a certeza de que teria os mais de cem mil euros necessários para adquirir o automóvel da marca norte-americana.

 

Por João N Coelho Blog Like a Man 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *