“Viagem ao Espaço” de 12 de maio a 18 de junho em Braga

O Nova Arcada, em Braga, desafia os mais novos a fazer uma “Viagem ao Espaço”, entre 12 de maio e 18 de junho. Uma iniciativa que convida à descoberta do espaço através de diversas atividades interativas, com muita diversão, que os vai fazer sentir verdadeiros pequenos astronautas.

A “Viagem ao Espaço”, destina-se a crianças dos 4 aos 10 anos, e vai estar no Piso 0, Praça Central, do Nova Arcada, com entrada livre, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 21h00, e sábado, domingo e feriados das 11h00 às 21h00.

A “Viagem ao Espaço” é uma experiência pedagógica divertida onde os mais pequenos podem aprender, imaginar, sentir e sonhar. Assim, e durante um mês, o Nova Arcada será palco de uma exposição temática interativa, através da qual as crianças ficarão a conhecer os marcos mais importantes das descobertas espaciais, despertando-lhes, assim, o interesse e curiosidade pela investigação científica.

Nesta exposição interativa, a viagem é feita em grupo, num máximo de 8 crianças acompanhadas por um monitor (um astronauta experiente), em que o desafio começa logo à entrada de um hangar com cerca de 12m de comprimento, onde todos irão vestir um fato de astronauta e dar início à sua missão: conhecer o espaço! À entrada, cada pequeno astronauta recebe um folheto que explica as diversas atividades que compõem esta viagem e informação sobre o sistema solar.

No interior do Hangar, as crianças recebem formação para serem verdadeiros astronautas e podem mexer nos planetas do sistema solar, representados em tamanho gigante 3D e à escala, que variam entre os 20cm de Mercúrio e Marte e os 120cm de Júpiter. O sol está representado em imagem. Neste mesmo espaço, tem acesso a um conjunto de informação sobre os principais marcos das descobertas espaciais. Do lado de fora, os pais podem acompanhar o que se passa lá dentro através de um ecrã que passa imagens da webcam instalada no interior. Outro ecrã passa imagens sobre o tema em destaque.

No final da “sessão de formação de astronauta”, os pequenos astronautas estão preparados para começar a grande viagem no foguetão! Deitados no interior do foguetão, visionam um filme, em português, sobre o sistema solar.

Chegados à lua, os pequenos astronautas vivem a experiência de uma “corrida lunar”, durante a qual podem sentar-se num carro lunar (kart a pedais) e viajar sobre a superfície da lua.

No final da viagem, as crianças personalizam uma bandeira “Viagem ao Espaço” com o seu nome e podem colocá-la na lua, de forma a deixar a sua marca em solo lunar, como testemunho desta aventura, ou levá-la para casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *