10 Peças para um dia Mundial do Teatro feliz

Quer veja a vida como uma comédia ou uma tragédia, 27 de março é sempre dia de celebrar. Celebrar o teatro, os atores e as histórias que nos deixam agarrados ao palco. Não faltam iniciativas (algumas gratuitas) de Norte a Sul do país. O Onde Ir dá-lhe 10 propostas. Só não vale ficar em casa!

Por Wilson Ledo

1. Montanha-Russa. Ao mesmo tempo, é uma peça de teatro e um concerto. Nada como ir descobrir estas histórias sobre a adolescência que Inês Barahona e Miguel Fragata construíram a partir da recolha de diários. Às 21h00, no Teatro Nacional D. Maria II, em LisboaENTRADA GRATUITA

2. O Principezinho. O clássico de Saint-Exupéry tem agora uma nova versão em cena, pelas mãos de Pedro Penim, no Teatro da Trindade. Uma história que nos ensina sobre o modo como nos ligamos aos outros. Para ver às 15h00 em LisboaENTRADA GRATUITA.

 

3. I Don’t Belong Here. Esta proposta para o Porto não é, neste dia, a própria peça de teatro. O Teatro Nacional São João vai antes mostrar, às 21h00, um filme de Paulo Abreu que mostra o processo de criação. Um trabalho sobre a identidade. ENTRADA GRATUITA.

4. A Noite da Dona Luciana. O Teatro do Eléctrico e Ricardo Neves-Neves prometem sempre boa disposição. Nesta passagem pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, regressam a Copi e a uma inesperada história nos bastidores de um teatro. Às 21h00. ENTRADA GRATUITA.

5. Novos Criadores. Ir até Coimbra e ao Teatro Académico Gil Vicente neste dia é sinónimo de conhecer alguns nomes que podem vir a marcar o futuro desta arte que é pisar o palco. Cinco criadores, sete trabalhos. E uma autêntica maratona a partir das 18h00.

6. As You Like It – Como Vos Aprouver. O Teatro Experimental de Cascais estreia neste dia mais um clássico de William Shakespeare, uma comédia sobre o amor. Carlos Avilez assina a encenação de uma peça que conta com Ruy de Carvalho no elenco. Para ver no Teatro Municipal Mirita Casimiro em Cascais às 21h00.

7. Isto Não é a Europa. O Teatro do Bando propôs-se a pensar os caminhos da Europa como se de uma viagem de carro se tratasse. Depois da estreia em Palmela e a passagem por outras cidades europeias, o resultado pode ser visto Cine-Teatro Louletano, em Loulé, às 21h30.

8. Leituras Encenadas. A maioria dos processos de trabalho em teatro começa com uma leitura do texto. Em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, é esta a proposta para este dia especial. A partir das 21h00, com o elenco de A Arte da Comédia. ENTRADA GRATUITA.

9. Humidade. O universo do pintor Edward Hopper é um dos pontos de partida para a peça que se estreia neste dia no Theatro Circo de Braga. Uma ideia de encontro marca o trabalho encenado por Rui Madeira. Às 21h30.

10. A Grande Vaga de Frio.Virginia Woolf é a inspiração para um dos trabalhos a abrir o Festival Vinte e Sete, que se divide entre Vila Real e Bragança até ao final de abril. A peça encenada por Carlos Pimenta estará no Teatro Municipal de Vila Real às 21h30. ENTRADA GRATUITA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *