A Grande Arte no Cinema arranca a 19 de dezembro

A Festa do Cinema Italiano, em parceria com os Cinemas UCI, apresenta um ciclo de cinema documental dedicado às artes visuais com filmes dedicados aos maiores artistas de todos os tempos. O ciclo tem início no dia 19 de dezembro e prolongar-se-á até 2019 em sessões únicas e exclusivas em Lisboa e no Porto nos cinemas UCI El Corte Inglés e UCI Arrábida 20 (Arrábida Shopping), seguindo para outras cidades a anunciar brevemente.

Uma oportunidade única para apreciar, em grande dimensão e alta qualidade, os trabalhos dos artistas bem como conhecer todos os segredos por trás das suas obras.

Estes documentários, produzidos pelos responsáveis de projetos como “Florença e a Galeria dos Ofícios” , “I Musei Vaticani” ou “Teatro alla Scala – Il tempio delle meraviglie” (alguns já exibidos na Festa do Cinema Italiano), combinam a narrativa associada à vida e obra dos artistas bem como a espetacularidade das suas obras.

O ciclo começa no 19 de dezembro e apresenta filmes sobre os grandes mestres da arte italianos:

19 dezembro 2018 – 19h 
“BOTTICELLI - INFERNO”
Este filme é sobre o projeto que Botticelli dedicou a Inferno de Dante, um mapa desse mesmo inferno que durante séculos, permaneceu fechado nos repositórios do Vaticano. Mas o que levou o mestre florentino - a quem todos conhecemos graças ao "Nascimento de Vénus" e à "Primavera" da Galeria dos Ofícios - a desenhar o inferno pintado por Dante? Qual é o segredo desta extraordinária obra de arte?



23 janeiro 2019 - 19h
“RAFELLO - O PRÍNCIPE DAS ARTES"
Esta é a primeira transposição cinematográfica realizada sobre Raffaello Sanzio (1483-1520). Uma digressão sobre muito do seu trabalho que começa em Urbino (berço de Rafaello) passando por Florença, para chegar a Roma e ao Vaticano, ao mesmo tempo, o clímax e o epílogo da deslumbrante jornada artística de Rafaello: um total de 20 locais e 70 obras, dos quais mais 30 de Raffaelo, narrada através de múltiplos pontos de vista exclusivos e inéditos.



20 fevereiro 2019 - 19h
"A BASÍLICA DE SÃO PEDRO E AS BASÍLICAS PAPAIS DE ROMA"
Uma viagem pelas quatro basílicas papais de Roma e pelos seus tesouros: São Pedro: um dos 25 destinos mais visitados por viajantes de todo o mundo. São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. Quatro edifícios majestosos — cada um com um precioso altar papal e uma coleção de tesouros de obras de arte intemporais, sendo um destino para milhões de turistas e peregrinos ao longo dos séculos — desempenham o papel principal numa nova tour cinematográfica reconhecida como obra de interesse cultural pela direção-geral de cinema do Ministério do Património e Actividades Culturais e Turismo de Itália



20 março 2019 - 19h
"CARAVAGGIO - A ALMA E O SANGUE"
Uma viagem emocionante através da vida, das obras e dos tormentos de Caravaggio, um artista brilhante controverso, que mais do que qualquer outro reuniu em si mesmo luzes e sombras, génio e desobediente, concebendo obras sublimes. O filme é uma excursão narrativa e visual pelos lugares onde o artista viveu e aqueles que ainda hoje abrigam algumas das suas obras mais famosas: Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta.

A série prosseguirá até julho 2019 com títulos como:
“TINTORETTO - UM REBELDE EM VENEZA”, (abril 2019)
Um filme para festejar os 500 anos do nascimento do pintor;


“MICHELANGELO - INFINITO” (abril 2019)
Vida e obra de um dos maiores artistas de sempre: Michelangelo Buonarroti.

Estes dois títulos serão apresentados no âmbito da 12ª Festa do cinema italiano entre 4 e 14 de abril 2019 no cinema UCI El Corte Inglés;




“LEONARDO - O GÉNIO” (abril/maio 2019)
Um filme que homenageia o maior génio do Renascimento italiano: Leonardo da Vinci, no 500º aniversário da sua morte (2 de maio 1519);

HITLER VS PICASSO - A OBSESSÃO NAZI PELA ARTE (maio 2019);
VAN GOGH - ENTRE O TRIGO E O CÉU (junho 2019);
KLIMT E SCHIELE - EROS E PSIQUE (julho 2019 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.