Alimentos antioxidantes para combater o envelhecimento e reforçar o sistema imunitário

O envelhecimento é um processo natural que devemos aceitar. No entanto, com a ajuda de alguns truques, é possível retardá-lo, adiando ou evitando complicações que podem interferir no nosso bem-estar (diabetes, diminuição da capacidade física, problemas de pele, entre outros).

 A base para combater o envelhecimento passa por uma mudança do nosso estilo de vida, fazer as opções corretas e equilibradas.

Vejamos como.

Ø Através de uma alimentação equilibrada, com os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Ø Controlo do peso (através da alimentação cuidada e prática de exercício físico); controlo dos níveis de stress/ ansiedade (atitudes positivas que promovam o bem-estar).

Ø Cuidados com o corpo e com a pele, evitando a exposição excessiva ao sol; o consumo de tabaco; ambientes com poluição.

Fatores externos como a poluição, radiação, o consumo de tabaco, o consumo de álcool, o stress, a exposição solar excessiva, a exposição a baixas temperaturas, o consumo de conservantes, o excesso de gorduras saturadas, o uso de medicação em excesso, os distúrbios do sono…) levam à produção excessiva de radicais livres (moléculas importantes no combate aos vírus e bactérias presentes no nosso organismo), mas que em excesso, danificam as células saudáveis, aumentam o risco de contrairmos doenças neurológicas, cardiovasculares, etc…, e reduzem o nosso sistema de defesa, tornando-o mais vulnerável.

Assim, um dos meios mais eficazes para o evitarmos é, o uso de antioxidantes na nossa rotina diária. Os antioxidantes ou são produzidos pelo organismo ou são ingeridos através da alimentação. São um bom aliado do nosso sistema imunitário, dão juventude, e são bons purificadores do sangue.

Todos eles são excelentes contra o envelhecimento prematuro e o desenvolvimento de doenças degenerativas, promovem energia, reforçam o sistema de defesa e o bem-estar geral.

Existem vários tipos de antioxidantes, que podemos encontrar em vários alimentos.

Vamos conhecer alguns que são fundamentais para o bom aspecto da pele, cabelo e unhas:

Ácido alfa –lipóico – no tomate

Carotenóides (o betacaroteno) – na cenoura; nos espinafres; nas bagas de goji

Catequinas – no chá verde

Flavonóides e Isoflavonas – no cacau

Polifenóis –  na casca e semente de uva; no vinho tinto; no cacau

Selénio – no marisco; nas carnes vermelhas; no frango

Vitaminas do grupo B – nos cereais integrais; na levedura de cerveja

Vitamina C – nos citrinos (kiwi, laranja, limão); frutos vermelhos; nas verduras cruas

Vitamina E – no óleo de girassol, óleo de coco e de soja; no azeite; nas verduras de

folha verde escura

Zinco – na carne vermelha; na carne de aves; no peixe; lácteos; cereais integrais

 

 

MENU ANTIOX

Pequeno almoço – 1 iogurte, 1 kiwi, pão de cereais com creme vegetal

Meio da manhã – 1 taça de morangos

Almoço – Salada mista com frutos secos e Omelete de cogumelos com salsa

1 iogurte ou 1 probiótico (tipo Actimel)

Meio da tarde – Salada de kiwi com queijo fresco e bagas de goji

Jantar – Sopa de agrião/ espinafres polvilhado c/ pitada de gérmen de trigo

Carne ou peixe grelhado com salada ou legumes

2 Tangerinas

Deverá ter-se ainda em conta o conselho básico de beber muita água/ tisanas ao longo do dia (1,5L) para ativar a eliminação de toxinas e hidratar o organismo.

 

Carla Castrelo

 

 

 

Por Carla Castrelo, Nutricionista

 

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