Apaziguar tempestades no Satsanga Spa Collection

O dia acordou tempestuoso, a chuva caía furiosa lá fora e o vento soprava forte. Quanto a nós tínhamos um encontro marcado lá para os lados de Paço de Arcos e nem o tempo nos demoveu de tal caminhada.

Por Sandra Martins Pereira

Metemo-nos à estrada, de um lado o mar revolto acompanhava-nos lado a lado na Marginal, do outro surgia-nos um edifício construído no final do século XV, de onde, reza a história, terá o rei D. Manuel I assistido, de uma das varandas, à partida das caravelas portuguesas rumo à Índia e que hoje dá abrigo ao Hotel Vila Galé Collection Paço de Arcos.

Inaugurada em 2013, esta unidade hoteleira, resultante da reabilitação do património histórico, tem como mote a poesia. E foi através de paredes cobertas de belas palavras dos mais conhecidos poetas, como Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Eugénio de Andrade, que percorremos o longo corredor que nos levaria ao encontro marcado no Satsanga Spa Collection.

Com cerca de 340 metros quadrados, este espaço, onde o silêncio é de ouro, divide-se por duas salas de tratamentos (uma delas para massagens de casal e outra individual) e ainda uma sala para Duche Vichy. Um pequeno ginásio, sauna e banho turco e uma piscina aquecida completam a oferta deste santuário de bem-estar.

Os tons bege, a luz natural que entra pelas grandes janelas do espaço e o verde do enorme jardim exterior são meio caminho andado para que inicie esta caminhada de serenidade.

Mónica é a terapeuta que nos vai encaminhar nesta viagem de 55 minutos de “nada querer saber”. Espera-nos o Poder do Toque, uma massagem terapêutica com óleos essenciais de plantas, personalizadas para nós no momento. Uma massagem que pode também ser de 30 ou de 85 minutos e que é a mais procurada neste Spa.

A massagem começa com um ritual de boas vindas, uma esfoliação aos pés com sal marinho e óleos essenciais de limão e alfazema. Segue-se um período de reflexologia, de maneira a que o terapeuta consiga perceber quais os pontos que deverá trabalhar. A massagem avança agora corpo fora, desta vez com óleos essenciais de flor de laranjeira e alfazema.

A música calma, o perfume dos óleos e o toque firme das massagens elevam-nos a outro patamar de bem-estar. Confessamos que ainda dormitamos por breves momentos, mas também era impossível não o fazer. No final, tempo ainda para apreciar uma infusão junto à piscina.

Outros tratamentos

Nem só do Poder do Toque vive o Satsanga Spa Collection, que revela a Alma portuguesa e o melhor dos ingredientes como a uva (vinoterapia), o azeite, as algas, o sal marinho, os frutos (figo, amêndoa, laranja) e plantas aromáticas características de Portugal (alecrim, alfazema, eucalipto entre outras), aliados a uma vertente holística fundamentada no conhecimento milenar de terapias orientais que transformam o corpo, a mente e o espírito.

O tema da Poesia é trazido para todos os Tratamentos de Assinatura e serviu também de inspiração para mostrar a verdadeira natureza do povo português. A jornada terá início na Zona Sanus per Aquam, onde poderá experimentar os benefícios terapêuticos da Água, do calor seco (Sauna) e húmido (Banho Turco ou Haman) e depois de liberto das tensões acumuladas o cliente será acolhido na sala de Tratamento com o Ritual Alma Tranquila seguida da tão aguardada massagem ou tratamento.

E afinal o que pode escolher o hóspede ou cliente externo? Bom, rituais e tratamentos não faltam por ali, desde o Mar Português (90 minutos) para despertar os sentidos. Uma revigorante esfoliação corporal de sais marinhos, envolvimento em algas da nossa costa e massagem desintoxicante com jatos de água direcionados (duche vichy). Mas pode optar também pelo Sonho de Poeta (120 min), com uma esfoliação corporal de especiarias, leite e mel, uma massagem reequilibrante com pedras vulcânicas aquecidas e para finalizar uma massagem Mente que Brilha.

Alma do Vinho (Santa Vitória Especial, 120 min), Elogio ao Sol (90 min) ou Amar Perdidamente (Couples Ritual, 120 min) são algumas das propostas do longo menu de Rituais de Assinatura que o Satsanga Spa Collection nos propõe.

Se preferir pode optar apenas pelas Massagens com Alma, todas são personalizadas como nos revela Filipa Santos, responsável pela gestão e criação dos menus, através da empresa Spaswelove para este Spa do Grupo Vila Galé Hotéis: “Cada pessoa encontra aqui uma massagem única, feita à sua necessidade, diria mesmo que não encontrará outra igual no mundo. Cada vez mais a tendência europeia é apostar nos ingredientes locais de cada região e transformá-los em bem-estar para o cliente.”

Poder do Toque, Mente que Brilha e Dança das Pedras são algumas das quais poderá usufruir, mas o Satsanga Spa Collection do Hotel Vila Galé Paço de Arcos disponibiliza ainda esfoliações corporais e envolvimentos com alma, tratamentos de rosto by Alma d’Flor, Satsanga Rituals, Sanus Per Aquam (hidroterapia) e experiências Spa com alma.

No Spa Satsanga Collection o programa Mind, Body and Soul é adaptado a todas as experiências Wellness, por isso vai poder fazer um treino personalizado, alongamentos assistidos, Yoga, Tai/Chi e Chi Kung e Pilates.

O Satsanga Spa Collection funciona de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 21h00 e as reservas podem ser feitas através do telefone (T:210 49 32 00) ou email (palacio.spa@vilagale.com). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *