Baleares: 4 ilhas 4 experiências para todos os gostos

São 4 ilhas e 4 experiências que não vai querer perder nas Baleares. As águas cristalinas, a vida noturna, a aventura. Há de tudo um pouco quer vá sozinho ou em família…

Ibiza, praia, festas e muita energia
Ibiza é mundialmente conhecida pelas suas praias de águas azuis turquesa, baías escondidas e, claro, pela vida noturna. Para quem fica na capital existe todo um universo de festas, discotecas, bares, iates luxuosos e noites loucas que todos os anos atrai milhares de visitantes. A animação começa nas ruas com os desfiles dos inúmeros bares e discotecas que se espalham pela cidade e prolongam-se nas discotecas da moda como o Pacha ou a Amnésia, onde quase todas as noites há festas temáticas, DJs internacionais e muita loucura.

Depois das noites há as praias. Ibiza é uma pequena ilha, mas consegue mesmo assim abrigar 50 magníficas praias situadas em baías, com águas calmas e azuis. Nada como alugar uma scooter ou apanhar um dos inúmeros autocarros que saem das diversas localidades e ir a descobertas destas praias magníficas.

Além das praias e da vida noturna, Ibiza é também conhecida por ter uma forte comunidade hippie cujos mercados decorrem um pouco por toda a Ilha. Reza a lenda que os primeiros visitantes europeus de Ibiza chegaram por altura dos anos 1930, atraídos pela liberdade e pelas paisagens naturais, mas foi nos anos 1960 que chegaram os primeiros hippies, desencantados com o estado do mundo pós II Guerra Mundial. As comunidades instalaram-se um pouco por toda a ilha, dando uma nova vida a uma terra até então bucólica e pachorrenta. Foram estas “Tribos” que deram origem a alguns dos mais emblemáticos mercados locais onde se destacam Punta Arabi, o maior mercado ‘hippy’ da ilha localizado na zona de Es Canar, e Las Dalias em Santa Eulália.

Menorca, descanso em família

Terra das famosas Menorquinas, as “chinelas” de pele é um pequeno paraíso a menos de 2 horas de avião de Lisboa, o que faz dele um bom destino para quem tem crianças impacientes. As opções são variadas existem hotéis de boa qualidade mesmo na praia, ideais para famílias, praias de águas calmas e a areia fina, água do mar quentinha, comida deliciosa e sossego. Menorca tem apenas 53 km de comprimento e é a mais calmas das ilhas Baleares, mas é rica em paisagens idílicas e praias de conto de fadas, onde muitas vezes só se chega de barco. A sua capital, Maó, tem uma calma e uma tranquilidade quase palpáveis e é muito pitoresca, talvez pelas marcas coloniais que ainda se encontram por toda a cidade. Tem uma bonita luz natural, muito luminosa e alegre, vistas maravilhosas e um ar saudável. Qualquer foto aqui tirada dará certamente um belo postal. Menorca é um pequeno paraíso aqui mesmo ao lado. Tem sol, calor, excelentes praias, boa comida, grandes paisagens e sobretudo muita tranquilidade. É o destino de férias ideal para quem quer apenas descansar e fugir do trânsito e da loucura do trabalho. É aquele destino de férias que nos deixa sempre uma enorme vontade de lá voltar e que se torna nosso amigo para o resto da vida.

 

Formentera, paraíso com uma pitada de aventura

Formentera é conhecida essencialmente pelas suas magníficas praias de areia branca e águas transparentes, quase todas praias de sonho onde podemos desfrutar de umas férias em grande tranquilidade rodeados da mais fantástica paisagem natural. A principal atração desta ilha é precisamente a sua natureza protegida e intocada pelo homem, fruto de um turismo sustentável que aposta em manter a ilha no seu estado mais selvagem, protegendo as suas riquezas naturais e a sua beleza paradisíaca. A melhor forma de conhecer Formentera é de scooter ou de bicicleta, partindo à descoberta das mais fabulosas praias, algumas bastante isoladas. As rotas estão bem assinaladas e a ilha tem apenas cerca de 18 km de largura e é quase plana. O passeio de bicicleta é fabuloso e a melhor forma de conseguirmos percorrer os trilhos mais selvagens como o parque natural das Salinas (os carros pagam uma tarifa para poder entrar nesta zona). É só escolher a rota certa e partir à aventura.
Formentera oferece também águas cálidas e transparentes e muitas praias para descobrir. Desde o porto de La Savina existem várias opções, sendo que a mais frequentada, talvez por uma questão de proximidade é a praia de Ses Illetes.

É também a mais cara das quatro ilhas (quer a nível de alojamento, quer a nível de refeições e afins). A vantagem é que fica a cerca de 30’ de ferry de Ibiza, pelo que pode ser visitada várias vezes sem terem que lá ficar hospedados.

Maiorca, uma ilha para todos os gostos

Maiorca é uma das mais versáteis das ilhas Baleares com opções para todos os gostos e bolsa. Para quem procura descanso e boa via a Praia Ca’n Pastilla é uma excelente escolha. Para quem procura animação noturna e muita aventura, então Magaluf não vai desapontar.

As distâncias são curtas pelo que podem aproveitar também para conhecer Palma, a capital da ilha. É um percurso relativamente pequeno de autocarro e um dia diferente. Palma é uma pequena cidade, simpática, veraneante e com uma alma que me pareceu bastante antiga. Dos locais a visitar destacam-se a Catedral La Seu, o Palácio da Almudaina, o Passeio de Borne e o Castell de Bellver. Maiorca será certamente um destino a repetir sempre que não apetecer grandes viagens de avião ou que se queira apenas apanhar uns dias relaxantes e calmos numa praia de alta qualidade

 

Por Sónia Dias

Blog de Viagens | Travel Random Notes 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *