Corpo nutrido, pele bronzeada

A radiação ultravioleta B (UVB) é fator de risco no aparecimento de cancro de pele. A alimentação tem de facto uma influência muito importante na manutenção e proteção da pele contra a exposição à radiação solar. A fotoproteção oral pode ser feita através da ingestão de alimentos que apresentam ação antioxidante.

  • A vitamina C (presente na maior parte das frutas e vegetais) apresenta-se como sendo um antioxidante de extrema importância, pois age como cofator para as enzimas, que estabilizam a estrutura do colagénio da pele.
  • Os tocoferóis, ou complexo de vitamina E (presentes em óleos vegetais, tais como, óleo de girassol e de milho), ajudam contra a reticulação de colágeno e peroxidação lipídica, que estão relacionadas com o envelhecimento cutâneo.
  • Os polifenóis (presentes no chá-verde e cacau), o resveratrol (presente na semente da uva), atuam sobre a inflamação cutânea, o stress oxidativo e o dano ao DNA induzidos pela radiação ultravioleta (UV), e, quando combinados com a proteção de filtros solares, apresentam a capacidade de proteger a pele contra os efeitos nocivos dessa radiação UV.
  • Já o betacaroteno (presente em cenoura, abóbora, manga e papaia), mostra ser eficaz na prevenção da formação de vermelhidão da pele, e contribui para um bronzeado mais duradouro através da produção de melanina (substância que dá cor à pele).

 

Todavia é importante salientar que o consumo das referidas substâncias, não substitui o uso de protetores solares, pois nenhum deles tem a capacidade de impedir a penetração dos raios UVB na pele. O ideal é aliar a ingestão destas substâncias sob a forma de alimentos e usar um protetor adequado ao tipo de pele.

De um modo geral devemos manter uma alimentação variada, rica em frutas e legumes.

Também muito importante é a ingestão diária de água que ajuda a hidratar a pele, dando-lhe maior elasticidade.

 

Mónica Santo

 

 

 

 

 

Por M. Carolina Santo

Nutricionista e autora do livro, em conjunto com Susana Alves, “Sopas, saladas e sobremesas detox” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *