Dino Parque – Parque dos Dinossauros para ver na Lourinhã

A partir de hoje, a Lourinhã, tem mais um motivo de visita. Trata-se do Dino Parque, um parque de Dinossauros com 10 hectares e 120 modelos de dinossauros à escala real, que prometem um dia verdadeiramente jurássico. O Onde Ir já lá esteve entre Triceratops, Iguanodon e o Tyrannosaurus Rex e sobreviveu para contar-lhe o que por ali vai encontrar.

Neste que é o maior museu ao ar livre de Portugal e um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa, vê retratados quatro diferentes períodos em quatro percursos distintos: Devoniano, Triássico, Jurássico e Cretáceo. As visitas podem ser guiadas por paleontólogos para que nenhum detalhe fique ao acaso. Uma visita que se pode fazer numa 1h30, mas que com toda a certeza, vai querer fazer prolongar a sua estadia.

As informações sobre os modelos e respetivas espécies foram concebidas numa linguagem simples e acessível, de modo a facilitar a sua leitura e compreensão, até pelas crianças mais pequenas. Toda a informação disponibilizada é rigorosa, do ponto de vista científico, mas apresentada de forma a ser cativante para todos os nossos visitantes.

Inserido num cenário natural, no Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã é ainda possível ficar a conhecer dois dos ícones da Lourinhã: o Lourinhanosaurus e o Lourinhasaurus.

O Lourinhasaurus será o maior modelo do Dino Parque, com 23 metros de comprimento e cinco toneladas, e é o segundo maior modelo construído pela empresa alemã que está a desenhar estes dinossauros para o parque português. O Lourinhasaurus era um saurópode de grandes dimensões, com uma estrutura semelhante ao Brachiosaurus.  Este dinossauro habitava a Península no Jurássico Superior, há cerca de 150 milhões de anos. Com aspeto de um saurópode típico: pescoço e cauda comprida, cabeça pequena e quatro patas robustas.

O Lourinhanosaurus é um dos carnívoros mais completos de Portugal e a imagem de marca da Lourinhã. É o dinossauro a que estão associados o ninho de ovos de Paimogo, que contém vestígios de embriões, extremamente raros no mundo considerando que estamos a falar do Jurássico Superior com 150 milhões de anos. Os ovos e o Lourinhanosaurus catapultaram a Lourinhã para o reconhecimento científico mundial e apelidaram-na de Capital dos Dinossauros.

Os originais destes fósseis poderão ser também vistos na área museológica do Dino Parque – Parque dos Dinossauros, assim como outros fósseis únicos no mundo.

Toda a família está convidada

Para além dos percursos, os visitantes podem ainda desfrutar dos parques de merendas espalhados pelo parque. Leve o piquenique ou abasteça-se nos bares espalhados no recinto e “divida” a refeição com os dinossauros.

Tendo como base a premissa “A ciência é Divertida”, o Dino Parque propõe inovadoras formas de aprendizagem, com o formato “aprender, brincando”, através de experiências interativas de descoberta e pesquisa, adequadas a cada idade e inclusive às exigências dos programas educativos. E conta ainda com um laboratório, onde os visitantes podem observar a preparação de fósseis e um espaço museológico, onde poderão ser conhecidos os achados de dinossauros provenientes do concelho.

Recuperação e pesquisa de fósseis, caça ao tesouro, modelagem dino, parede tátil, escavações de dinossauros, pesquisa em Geodes de Cristal e pintura de dinossauros são algumas das atividades que estarão à disposição dos visitantes.

No Pavilhão Central encontra ainda uma loja onde poderá levar uma recordação para casa. Nós trouxemos um ovo de dinossauro, que submerso em água fará nascer um pequeno dinossauro.

 

Mais informações:

Dino Parque Lourinhã

Rua Vale dos Dinossauros n.º 25, 2530-059 Lourinhã

geral@dinoparque.pt

Aberto todos os dias, a partir das 10 horas

Preços: 12,50€ adultos; 9,50€ crianças (dos 4 aos 12 anos) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *