“Domingos ao Piano” regressam ao Palácio de Monserrate este domingo com novo formato

Os “Domingos ao Piano” estão de regresso ao Palácio de Monserrate, agora no terceiro domingo de cada mês e durante todo o ano, com o músico Raúl Pinto na Sala da Música a tocar piano entre as 15h00 e as 17h00. A estreia marcada para este domingo, 21 de janeiro, com um Recital de Ano Novo onde será interpretada a Integral das Valsas de Frédéric Chopin.

Aliar a fruição estética do Palácio a uma componente também auditiva é o objetivo desta edição, que este ano explora uma temática diferente em cada mês. O piano encontra-se, assim, com a poesia, a dança e outros instrumentos musicais, através de atuações pontuais de convidados.

Em fevereiro, o mote será o Carnaval. No dia 18 de fevereiro, os visitantes poderão, assim, ouvir valsas, tangos brasileiros e chorinhos da autoria do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth.

A 18 de março é a vez de brindar a primavera, com Virgílio Melo e Franz Schubert – Improviso.

Já em abril, no dia 15, Frédéric Chopin volta a estar em destaque, com a interpretação de Noturnos e Improvisos deste compositor. Esta sessão contará com a participação da atriz e bailarina Clara Marchana que irá declamar textos de George Sand e Florbela Espanca.

Em maio, no dia 20, Raúl Pinto irá tocar a Sonata “Patética”, Op.13, e a Sonata “Ao Luar”, Op. 14, de Ludwig van Beethoven. O convidado desta edição será o pianista António Rosado que, no decorrer da segunda parte, irá falar sobre o seu trabalho.

A fechar o verão, no dia 16 de setembro, ouvir-se-á Chopin e Liszt. Nesta sessão, Clara Marchana regressa a Monserrate para interpretar um excerto do bailado “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky.

Mais perto do final do ano, no dia 18 de novembro, estará em destaque a história do saxofone, contada pelo saxofonista Nuno Miguel Silva. Neste dia serão apresentadas algumas obras ilustrativas das potencialidades deste instrumento.

A última edição de 2018 decorre no dia 16 de dezembro e centrar-se-á no inverno e no Natal. Uma vez mais com a companhia de Clara Marchana, Raúl Pinto interpretará a “Árvore de Natal”, de Liszt, e “Cenas Infantis” (com poesia de Afonso Lopes Vieira) e “Melodramas” (com poesia de Hebbel e Shelley), de Schumann, num programa que estabelece a ponte entre a poesia e a música.

A entrada para os “Domingos ao Piano” está incluída no bilhete de visita ao Parque de Monserrate. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *