Escanção da Fortaleza do Guincho ganha Medalha de Ouro

Ivo Peralta tem 26 anos, é o escanção do Restaurante Fortaleza do Guincho há quase dois, e acaba de receber a Medalha de Ouro no XVI Concurso Nacional de Escanções. E prepara-se para passar as históricas muralhas do Hotel Fortaleza do Guincho Relais & Châteaux e mostrar o que vale em Antuérpia, na Bélgica, em março do próximo ano, onde representará Portugal no campeonato mundial Best Sommelier of the World. 

Na final do concurso, Ivo enfrentou várias provas, todas rigorosamente cronometradas e avaliadas. Desde, por exemplo, a recomendação de bebidas de aperitivo, ao serviço de vários vinhos com abertura de garrafa a fogo, passando ainda pela análise e correção de uma extensa e internacional carta de vinhos, pela harmonização de um menu (em apenas 5 minutos), e por uma prova onde teve que descrever exaustivamente cada referência que provou (com identificação da região de proveniência e da casta…).

Para que tudo corresse da melhor forma e para conseguir arrecadar a medalha de ouro, Ivo diz ter-se focado “nos vinhos servidos, na atenção ao detalhe e no pormenor e no serviço cuidadoso”, tal como faz diariamente no desempenho da sua função no restaurante Fortaleza do Guincho, detentor de 1* Michelin desde 2001. Representar Portugal na competição mundial será “um grande desafio e um motivo de orgulho”, confessa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *