Estilo retro veio para ficar

Que o estilo retro está mais na moda do que nunca por todo o mundo já é um facto: cores primárias, enormes logótipos ou roupas largas inundam ruas e vitrines, além de feeds de Instagram, onde hoje em dia se conhece tudo o está na moda (e fora dela). Aproveitando este regresso, as marcas mais em voga nos anos 90 e clássicas da moda urbana como Ellesse, Champion ou Fila voltam às luzes da ribalta.

Desde as passarelas de Milão e Londres (como Gucci e Burberry, respetivamente) até à equipa do Real Madrid, que redesenhou um novo equipamento para os seus fãs: o retro veio para ficar. É uma tendência que se tem tornado mais forte nas últimas temporadas, mas que agora ganhou mais força graças ao regresso de marcas tão icónicas como a americana Champion ou as italianas Ellesse ou Fila.

Foi a marca Champion que inventou os soutiens desportivos, as camisolas reversíveis e criou a malha transpirável nos anos 90, embora a sua fama tenha disparado quando os primeiros rappers de Nova Iorque e Los Angeles começaram a vestir roupa da marca em concertos e videoclips. Fat Joe e o popular 50 Cent deram popularidade à Champion vestindo as míticas hoodies, camisolas com cordões no carapuço, ainda hoje uma assinatura da marca. Além deste clássico, a Champion reinventa bombers ao mais puro estilo americano e mantém a sua linha mais clássica com calças de fato de treino e t-shirts, como as que se podem encontrar à venda exclusivamente na JD Sports.

Já no que se refere ao ténis (patrocinou Boris Becker, Arantxa Sánchez Vicario e Anna Kournikova, entre outros) e também com o ski, a Ellesse está no mercado desde finais dos anos 50, apesar de ter alcançado a sua real popularidade nos anos 70 e 80, momento em que irrompeu na moda urbana. Desde 2011 voltou à boca dos amantes da moda desportiva com casacos de fato de treino ou t-shirts com bandas nas mangas, que acrescentam um toque retro ao outfit masculino, ainda que tenha sido na roupa de mulher que a Ellesse deixou a sua pegada mais retro nos clássicos polos, em crop, ou os mais populares bodies (todos eles de venda exclusiva na JD Sports).

No entanto, se há uma marca que está a deliciar os amantes do estilo urbano retro é a Fila. Nascida há mais de 100 anos, patrocinou mais de 11 seleções de futebol, como é o caso da inglesa, colombiana, argentina e italiana. Hoje em dia, desmarcam-se do resto das marcas graças às cores chamativas que incorporam nas suas peças (azul escuro, vermelho e branco). Exemplo disso são os casacos, as calças de fato de treino e os calções de banho para homem e os crop tops e t-shirts para mulher, como as que a JD Sports tem para venda exclusiva.

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