Exposição “Amadora BD” para ver no Centro Colombo até 23 de setembro

A Arte Chegou ao Colombo traz a Exposição “Amadora BD” para o Centro. A partir desta sexta-feira, 7 de setembro, até dia 23, o Piso 1 do Centro Colombo vai receber 30 artistas de banda desenhada, com 4 a 6 pranchas cada uma, que assinala os 29 anos do festival de Banda Desenhada da Amadora.

Com curadoria da Amadora BD, esta exposição, conta com a participação de 30 artistas de várias gerações, entre eles Joana Afonso, João Fazenda e Ricardo Cabral, reunindo trabalhos dos artistas premiados, e outros autores da atualidade que viram o seu trabalho reconhecido e que assumem um papel importante na BD nacional. Esta compilação pretende dar a conhecer “tesouros” de artistas que são hoje amplamente conhecidos e faz ainda a ligação ao festival que irá decorrer de 26 de outubro a 11 de novembro na Amadora, homenageando, assim, os artistas na sua 29ª edição.

Joana Afonso 2011

A Amadora BD irá também promover seis visitas guiadas com peritos em banda desenhada, proporcionando uma abordagem mais especializada à exposição central da Arte Chegou ao Colomboe esclarecendo os visitantes sobre as influências da BD na obra do artista da Pop Art. Roy Lichtenstein procurou explorar tanto a estética como os temas abordados na banda desenhada, apropriando-se de imagens, contidas em álbuns e revistas de BD, transformando-as em obras de arte ao reproduzir estas imagens em telas de grande dimensão.

O seu interesse por esta arte começou provavelmente quando reproduziu o Rato Mickey, no início dos anos 50. Esta foi a sua primeira criação que integrou os símbolos icónicos da BD e, mais tarde, o tornou reconhecido e enquadrado no movimento da Pop Art, ao lado de artistas como Andy Warhol ou Robert Rauschenberg.

Para Nelson Dona, Diretor do Amadora BD e profundo conhecedor de banda desenhada, “esta é uma forma única de, mais uma vez, inovarmos e surpreendermos todos os amantes de banda desenhada. Para aguçar a curiosidade de todos os visitantes, ‘instalamo-nos’ no Centro Colombo e damos a conhecer o que de melhor já se viveu em 28 edições do maior festival de banda desenhada em Portugal, desvendando um bocadinho daquilo que vai ser possível ver a partir de outubro na Amadora. O convite está feito, agora é só aproveitar o melhor da banda desenhada no Centro Colombo”.

A Exposição “Amadora BD” pode ser vista todos os dias, das 10H00 às 24H00, com entrada gratuita. A 8ª edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo recebe, este ano, a exposição “Roy Lichtenstein e a Pop Art” e pode ser visitada até ao dia 23 de setembro, também com entrada gratuita, na Praça Central do Centro Colombo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *