FIA 2018 arranca a 23 de junho com criações de Joana Vasconcelos, Filipe Faísca e Nuno Gama

“Herança Cultural no Design Contemporâneo” foi o tema escolhido para a primeira edição das FIA Talks. Uma conversa que juntou à mesa Joana Vasconcelos, Filipe Faísca e Nuno Gama, moderados pela storyteller Sandra Nobre, onde se falou na necessidade de voltar às origens, e à certificação de algum tipo de artesanato, assim como à tomada de consciência sobre esta necessidade.

Para os intervenientes no painel é essencial pegar no nosso saber fazer nacional, trazê-lo de volta para o design contemporâneo, reposicioná-lo e projetá-lo a nível internacional. Mas para tudo isso tem de haver mais investimento para que este o património subsista.

A 31.ª edição da FIA – Feira Internacional de Artesanato, que este ano se realiza entre 23 de junho e 1 de julho, na FIL em Lisboa, conta com a organização da Fundação AIP e terá, entre outros atrativos, uma exposição com peças exclusivas de Joana Vasconcelos, Filipe Faísca e Nuno Gama.

Esta, que é a maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda na Europa, visa promover a identidade e desenvolvimento dos territórios nacionais e estrangeiros, ao nível económico, cultural e turístico.

Na FIA estarão cerca de 600 expositores, de 40 países, sendo que este ano o país convidado é Marrocos, como revelou a diretora da feira, Fátima Vila Maior, assim como a Pampilhosa da Serra enquanto concelho. De destacar ainda a Gastronomia Nacional com as Tasquinhas Regionais e o Mercado Gourmet.

São mais de 30 mil metros quadrados de exposição onde poderá ver Artes e Ofícios Têxteis, Arte de Trabalhar Pele e Couro, Artes Ligadas à Construção Tradicional, Restauro de Bens Comuns, Arte de Trabalhar a Cerâmica, Arte de Trabalhar Madeira e Cortiça, Artes Ligadas ao Papel e Artes Gráficas, Produção e Confeção Artesanal de Bens Alimentares, Arte de Trabalhar Elementos Vegetais, Arte de Trabalhar Metal e Pedra, Restauro de Património, Móvel e Integrado e Restauração Tradicional Regional.

Recorde-se que a FIA recebeu na edição de 2017, mais de 110.000 visitantes.

 

Mais informações:

Feira Internacional de Lisboa – Parque das Nações

Horário Área Exposicional: 15h00 – 24h00

Horário Área Gastronomia: 12h30 – 24h00

Bilhete normal: 5€

Cartão Jovem | Estudante | Bilhete Sénior (>65 anos): 2,5€ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *