GTM – Gaia Todo um Mundo leva filme de Manoel de Oliveira ao público

Entre 27 e 30 de setembro, o GTM – Gaia Todo um Mundo leva a Vila Nova de Gaia uma programação de cinema para todas as idades que desafia o público a viver experiências originais. Durante quatro dias, o cine-concerto “Douro, Faina Fluvial” mostrará o primeiro filme de Manoel de Oliveira com banda sonora de água do riacho no Lavadouro de Gaia, enquanto no Clube Fluvial Portuense será possível assistir ao Filme encomenda a Ana Deus, em sessões contínuas que estreiam a cantora como realizadora, em exclusivo para o GTM.

A programação de cinema, a cargo de Sérgio Marques, criará momentos de interação em que os cinéfilos encontrarão no espaço cultural Zé da Micha várias sessões comentadas por convidados e moderadas por Luísa Sequeira. O público será desafiado a fazer um percurso pelos filmes, um movimento de aproximação às diversas abordagens numa viagem entre os vários espaços com visões, conversas e navegações inesperadas e reveladoras.

Os mais pequenos poderão viver a experiência do cinema insuflável, com um programa em parceria com o National Film Board of Canadá, que trará a magia do cinema de animação em curtas de Charles Chaplin, Buster Keaton e Bert Haastra. Ficção, animação, documentário e cinema experimental tomarão o Largo de Santa Marinha, a 27 e 28 de setembro, com programação para crianças entre os 3 e os 12 anos, dirigido a escolas e famílias.

O Fórum Internacional integra ainda outras áreas de programação como a música, o pensamento, as artes visuais, a performance, o teatro e uma rota gastronómica cuja programação pode ser consultada em http://gtm.cm-gaia.pt/pt/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *