Ir ao Japão sem sair do Chiado

O novo restaurante japonês do Chiado transforma Lisboa no primeiro ponto da expansão europeia da marca Afuri. Aqui, a estrela é o ramen.

No Afuri, há um pormenor que faz toda a diferença: o arroz de sushi é servido à temperatura do corpo humano. É assim que se faz no Japão e, desde agosto, no Chiado, em Lisboa. Antes de entrarmos na ementa em si, uma breve introdução.

Afuri é uma marca que se estreia agora na Europa, depois de ter nascido em 1995 no Japão e se expandido, mais recentemente, nos Estados Unidos da América. Quando se chega, as madeiras e a simplicidade da decoração encaminham, naturalmente, para Oriente. Nesta viagem, a intenção é de que a pegada ambiental seja baixa.

Para as entradas, o Onde Ir optou pela frescura de uma “spicy poke” (13 euros), a que juntou ainda um “tori karagee”. Este último é uma escolha incontornável para começar a refeição: um frango frito marinado e alho, onde se sentem outros aromas como o gengibre ou o limão (10 euros).

Antes disso, já os “cocktails” chegaram à mesa, depois das explicações da equipa do Afuri. As bebidas são pensadas de modo a combinarem com a carta do restaurante e, na verdade, é com a comida que elas revelam o seu verdadeiro potencial. Duas das sugestões são o “shiso” (vodka com folhas de shiso, chá verde e lima) e o “yuzu” (rum com lima, yuzu, mel e espumante): cada um custa 10 euros.

Apesar da qualidade do sushi que experimentámos (com a opção “aburi amashi maki”, oito peças por 14 euros), a verdadeira estrela da ementa do Afuri é o ramen – é com orgulho que a equipa o diz. Os caldos demoram cerca de oito horas a fazer e contam com os ingredientes mais frescos. Uma das peculiaridades é o uso do yuzu, um citrino japonês, na sua confeção.

Da longa lista de ramens, o Onde Ir provou o “shoyu” e o “tsukemen”, por 14 euros cada. A dose é generosa e convida à partilha. Não tenha receio dos salpicos – se precisar, não tenha vergonha, há babetes à disposição.

Já para a sobremesa, se ainda sobrar espaço, prove outra iguaria do Japão: o chá verde. Desta feita, em forma de tiramisu (cinco euros).

A nossa sugestão é que vá com tempo para explorar a carta e perceber que opções se adaptam melhor ao seu paladar. Mesmo que seja grande apreciador da cozinha japonesa, é normal que desconheça alguns dos ingredientes que aparecem nas descrições dos pratos. Não tenha medo de perguntar: a equipa do Afuri tem sempre a resposta na ponta da língua.

É uma viagem ao Oriente sem sair do Chiado, na Rua Paiva de Andrada, no espaço onde antes funcionava o Rock in Chiado. O espaço convida a um jantar romântico e à própria conversa, sem pressas. A garantia é de que provará o Japão da forma mais tradicional possível, mesmo que deste lado do mundo.

Mais informações:

Afuri

Rua Paiva de Andrada

1200-443 Lisboa

Telefone: +351 968 710 555

Email: afuri@afuri.pt

Horário: Restaurante: Todos os dias das 11h às 15h e das 18h às 24h; Bar: Todos os dias das 11h às 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *