LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português vai percorrer 25 cidades italianas

LUSO – Mostra Itinerante do Novo Cinema Português inicia-se a 29 de setembro e vai percorrer 25 cidades italianas. O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso (entidade promotora em Portugal e no Brasil da Festa do Cinema Italiano), em colaboração com a Slingshot Films, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do ICA, da Embaixada de Portugal em Roma e do Instituto Camões e apresenta uma programação especial dedicada ao novo cinema português, incluindo cinco longas-metragens recentes e um conjunto de curtas-metragens premiadas nos principais festivais internacionais.

As projeções e os encontros decorrerão em cinematecas, centros culturais e nas principais salas dedicadas ao cinema de autor em Itália, tais como O Museu do Cinema de Turim, a Casa del Cinema de Roma e a Cinemateca de Bolonha onde serão projetadas obras como “Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho, “São Jorge”, de Marco Martins e “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira.

A mostra LUSO responde ao interesse que o público italiano tem demonstrado pela produção cinematográfica nacional, avivado pelo sucesso de muitas obras portuguesas nos principais festivais de cinema mundiais, como os Festival de Cinema de Veneza, Locarno ou Berlim.

Esta iniciativa nasce de uma colaboração direta entre os produtores e distribuidores do cinema português e a dinâmica rede de exibição cinematográfica não convencional que cobre todo o território italiano.

A primeira etapa desta iniciativa terá lugar nos dias 29 e 30 de setembro em Roma, na Casa del Cinema, na Villa Borghese. Além da projeção dos filmes incluídos nesta seleção, o programa contará com uma mesa redonda sobre o novo cinema português com especialistas italianos e portugueses e a presença de alguns autores dos filmes apresentados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *