Mesa de Albufeira é uma das 7 Maravilhas à Mesa

A “Mesa de Albufeira / Mar de Olhos de Água” é uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas à Mesa, cuja final decorreu este domingo, 16 de setembro, na Praça dos Pescadores, em Albufeira. Os portugueses acabam, assim, de distinguir os prodígios gastronómicos e os roteiros turísticos que a cidade piscatória algarvia tem para oferecer.

A ementa vencedora da “Vila Branca em Mar Azul” destacou-se pelos produtos de excelência, com forte ligação ao mar e ao campo algarvio. Na “Mesa de Albufeira/ Mar de Olhos de Água”, os ouriços-do-mar, a cataplana de peixe e as famosas laranjas do Algarve foram os produtos-estrela.

Para acompanhar, a sugestão recaiu em dois vinhos da Adega do Cantor, “Vida Nova 2017” rosé e o “Onda Nova 2014” branco. A Mesa apadrinhada pelo ator Manuel Marques enriqueceu a componente gastronómica com a visita aos Olheiros de Água Doce que brotam do areal, apenas visíveis durante a maré baixa, e à unidade de agroturismo Quinta do Mel. Estes foram os atributos únicos que fizeram de Albufeira uma das 7 Maravilhas à Mesa de Portugal.

O Algarve tem uma gastronomia tão rica e variada quanto a sua paisagem: banhado pelo mar, os peixes e mariscos são os protagonistas da cozinha algarvia, mas os produtos hortícolas, a carne e os vinhos provenientes da serra também são produtos que fazem as delícias de quem visita a região. A Gastronomia & Vinhos é, assim, um produto turístico estratégico para a região algarvia, que tem sido uma das principais promotoras do Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, declarada em 2013 Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *