Óbidos tem uma nova Pousada: um refúgio em tons pastel

A Pousada Vila de Óbidos é pequena e, em certa medida, familiar. Ao mesmo tempo que convida a conhecer a oferta cultural da vila, lembra que está sempre ali, próxima, para os momentos de descanso e silêncio.

Por Wilson Ledo

Em menos de um ano, o antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos transformou-se na confortável Pousada Vila de Óbidos. Desde maio, esta vila histórica tem, por isso, mais um motivo para visita.

À entrada, somos recebidos por um papel de parede cheio de andorinhas. Um cenário calmante e primaveril que se confirma, depois, nos tons pastel e nas linhas simples que se espalham pela decoração do edifício. É ao descanso que aqui se convida, em cada um dos 17 quartos.

A Pousada Vila de Óbidos é pequena, é certo, mas pelos corredores lá vai deixando um ou outro apontamento mais histórico, prendendo a atenção. Mesmo que goste de ficar no conforto do quarto, será impossível não se sentir impelido a caminhar e a conhecer a oferta cultural da vila. Da janela do quarto vislumbra-se um dos percursos mais interessantes para se fazer: à volta das muralhas, bem lá no alto.

Dentro destas muralhas, é possível passar um fim de semana sem correrias, rompendo com o ritmo da cidade. Entre casas rústicas pintadas de vermelho, amarelo ou azul, onde as eras e as buganvílias crescem à sua própria vontade.

Para os amantes de leitura, ergue-se um outro “paraíso” na Livraria de Santiago, que já foi outrora uma igreja. Já para quem gosta de se perder entre arte, o Museu de Óbidos – com entrada gratuita – junta a tradição religiosa e retratos pintados por Eduardo Malta no mesmo edifício.

Ao fazer o check-in na Pousada Vila de Óbidos vai receber um mapa com vários pontos de interesse. Pode percorrê-los todos a pé, devagar. Mesmo que as ruas principais estejam frequentemente cheias, existem sempre trilhos, recantos e esconderijos mais pessoais, mais introspetivos.

Se no pequeno-almoço pode confiar nos croissants e bolos desta unidade hoteleira, gerida pelo Grupo Pestana, nas refeições principais não deixe de experimentar a oferta da vila, como o restaurante do grupo no Castelo de Óbidos. O Onde Ir sentou-se à mesa do Tasca Torta e do Petrarum Domus – e recomenda!

Quando voltar a sentir necessidade de um escape, depois do passeio, há um limoeiro sempre pronto a fazer-lhe companhia no pátio da Pousada Vila de Óbidos. Um espaço recatado, silencioso, ideal para leituras. Afinal, é disto que se faz esta experiência: descanso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.