Onde Ir Com… João Almeida

Fundou a marca Amantes de Viagens em 2010, que nas redes sociais conta já com mais de 250.000 seguidores. Visitou até à data mais de 40 países. Confessa que não pretende conhecer o mundo todo, “mas existem muitos locais onde tenho a ambição de ir”. Gestor nacional no ramo das Tecnologias de Gestão da Água, João Almeida é o convidado que se segue nesta rubrica Onde Ir Com…

Qual o seu país preferido para viajar?

Sendo um amante de viagens, não existe um país preferido para viajar. Gosto em particular, dos países asiáticos, pelas grandes diferenças culturais dos seus povos, história e beleza dos locais.

Alguns dos mais marcantes foram a Tailândia, onde conheci as tribos do Norte, o Vietname, o Sri Lanka, a India com as maiores diferenças culturais, as Maldivas, e o Japão estão entre os locais favoritos.

Gostei em especial da região da África Austral, onde conheci a África do Sul, o Botswana e o Zimbabué. Destinos imperdíveis!

Portugal, é sempre surpreendente e tem muito para ver e conhecer. Percorro com frequência o nosso país de norte a sul, e encontro sempre locais fantásticos! A reduzida dimensão do nosso território nacional (e também as ilhas da Madeira e Açores) permite uma enorme opção de paisagens, da praia à serra, das cidades às aldeias históricas, numa diversidade de museus e monumentos históricos. É talvez o melhor país do mundo, em diversidade cultural, histórica, boa gastronomia e clima!

Que hotel sugere (em Portugal ou no estrangeiro)?

Começando pelo norte de Portugal, recomendo o Hotel Minho em Vila Nova de Cerveira, por ser um hotel moderno, com uma excelente piscina/spa e situado numa região com uma gastronomia muito rica; a Pousada de Viseu por ser uma das Pousadas de Portugal, e que está localizada numa cidade histórica. Na Figueira da Foz, o Hotel Eurostars Oasis Plaza com uma moderna torre localizada frente ao mar e com uma piscina coberta no topo do edifício. No Fundão, temos o Hotel Alambique de Ouro . Na Ericeira, o Vila Galé. No Alentejo as sugestões vão para o Zmar Eco Campo situado na Zambujeira do Mar, na cidade histórica de Évora, recomendo o Évora Hotel, e o Clube de Campo Vila Galé em Albernoa (Alentejo). No Algarve o Aquashow Park Hotel em Quarteira (Algarve).

Fora de Portugal, alguns dos hotéis mais marcantes que tive a oportunidade de conhecer e que recomendo, são: o Samode Palace em Jaipur (India); o Sun Island Resort nas Maldivas; o Movempick Hotel no Cairo (Egipto); o histórico Millenium Biltmore Los Angeles (EUA) ou o Hotel Palazzo Giovanelli em Veneza (Itália).

Melhor sitio para comer?

Num país como Portugal, rico em gastronomia e vinhos, com 900 kms de costa, qualquer local junto ao mar é ótimo para comer peixe fresco, em especial, Matosinhos, Espinho, Peniche ou Sesimbra. O interior do país, encontra sempre diversos destinos com ótima gastronomia, de referir, a bela Chanfana da região de Arganil, o Leitão Assado da Bairrada, ou o Ensopado de Cabrito do Alentejo. A Feijoada de Lingueirão de Olhão (Algarve) e o Ensopado de Eiroses em Alcochete fazem parte da minha gastronomia de eleição!

Que espetáculo ou filme sugere para ver nas próximas semanas?

Em breve chegam os diversos espetáculos de música e, em Junho, temos mais uma edição do Rock in Rio na cidade do Rock em Lisboa. Um excelente destino com muita e boa música!

Melhor livro para ler?

Qualquer livro de escritores portugueses sobre relatos de viagens. O “Mar de Especiarias” do Joaquim Magalhães de Castro; “Tourneé” de Gonçalo Cadilhe; “Sul Viagens” do Miguel Sousa Tavares; “Viagens, Almas e Vidas” de Maria Assunção Avillez ou o “Dentro do Segredo” de José Luís Peixoto, entre tantos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *