Onde Ir com… Miguel Fernandes

Fez parte da equipa que lançou a CMTV, em 2013. É atualmente o rosto do programa informativo diário “SOS 24” da TVI, que analisa casos nacionais e internacionais em várias áreas. Miguel Fernandes, jornalista, é o convidado que se segue no Onde Ir com…

Qual o seu país preferido para viajar?

Israel. Estive em Israel apenas uma vez, em 2001, em trabalho pela TVI, mas foi o suficiente para sentir que é um país de visita obrigatória. Passei por Telavive, Jerusalém e Haifa e fui ainda à Cisjordânia, em Belém e Ramallah.

Em Jerusalém, viajamos no tempo. A zona antiga e histórica da cidade, muralhada, convida-nos a percorrer becos e ruelas que serpenteiam por entre bairros milenares. Não há outro local no mundo com esta carga histórica.

O Santo Sepulcro, santuário magnífico onde judaísmo, islamismo e cristianismo se encontram, tira-nos o fôlego.

Aconselho a “passar” a fronteira e ir a Belém para visitar, pelo menos, a Basílica da Natividade que marca o local onde Jesus terá nascido.

Para quem gosta de praia, a costa banhada pelas águas tépidas mediterrânicas, são um convite ao mergulho fácil.

Que hotel sugere (em Portugal ou no estrangeiro)?

Em Portugal, gosto muito do Vale Del Rei, no Carvoeiro, Algarve. É um local tranquilo, ótimo para descansar, silencioso e para estar com crianças. Gosto de voltar onde sou bem tratado e se percebe que há esforço para agradar. Excelente equilíbrio entre preço e qualidade.

Melhor sitio para comer?

Tavares, em Lisboa É um dos restaurantes mais antigos do país. É uma experiência visual interessante porque nos sentimos no século XVIII, mas também uma oportunidade de provar os sabores e texturas da melhor cozinha portuguesa contemporânea.

Que espetáculo ou filme sugere para ver nas próximas semanas?

Fado ao serão em Alfama. Na proposta de espetáculo, regresso ao restaurante: aconselho a experiência de jantar num espaço tradicional de Lisboa que tenha espetáculo de fado. A Adega Machado junta o melhor de dois mundos para quem gosta de degustar, apreciar sabores, sem pressas, e se deixa encantar pela magia do fado.

Han Solo”. Sou fã Star Wars desde criança. Para minha felicidade, estamos a atravessar uma fase de produção cinematográfica arrebatadora. Mais do que aconselhar ver “Han Solo”, deixo a dica para descobrir, perceber o universo da saga, desde os seus primórdios.

Melhor livro para ler?

Vaticanum”.  Aconselho ler o “Vaticanum” de José Rodrigues dos Santos, porque, uma vez mais, este escritor convida-nos a questionar a realidade através da sua forma de contar estórias. Adoro a junção entre realidade e ficção na mesma história. Neste livro, seguimos os passos de um comando do Estado Islâmico que entra clandestinamente no Vaticano e rapta o Papa. Tomás Noronha, vê-se envolvido numa investigação que nos leva para locais secretos do Vaticano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *