Os melhores mercados de Natal lá fora

Dezembro é um dos meses do ano mais divertidos para viajar em especial pela Europa. Os mercados de Natal proam por todas as cidades, pequenos ou verdadeiras Winterlands, é impossível não ser fortemente contagiado pelo espírito da época. As barracas com todos o tipo sugestões de presentes artesanais, o cheiro a bolos quentes com canela e açúcar, a chocolate, a pipocas e a outras tantas iguarias doces locais. Não há nada mais divertido que a época de Natal na Europa, sobretudo para nós que raramente apanhamos com um floco de neve. As cidades cobertas de neve, o friozinho e as cidades brilhantes cobertas de luzes de Natal e parece mesmo um conto de fadas. Assim, aqui deixo alguns dos melhores mercados de Natal por onde já passei, sem nenhuma ordem particular, porque são todos especiais.

 

Londres

Londres deve ser a capital dos Mercados de Natal. Existe quase um por bairro, por isso destaco apenas dois: o de Southbank, junto ao London Eye, onde depois de encher a barriga de doces pode dar uma volta na famosa roda gigante e observar a cidade a brilhar com as luzes de Natal. E o Hyde Park Winter Wonderland, uma autêntica aldeia de Natal, onde a fantasia, as animações vão muito para além de um mercado. A visita começa de dia, mas ninguém abandona a “festa” até ter percorrido todos os caminhos, todas as animações e estar completamente estafado e repleto de espírito natalício.

 

Paris

Paris coberta de neve é um caos mas na época de Natal até nos esquecemos porque dá à cidade uma luz e um brilho especiais, refletindo as decorações de Natal espalhadas pelas cidade. O mercado de Natal mais famoso é sem duvida o que acontece nos ChampsÉlysées. Uma deliciosa ironia entre as lojas de luxo que nos rodeiam e as barracas de madeira com gorros e bonecos artesanais? Tem ainda deliciosas atrações para crianças e as montanhas de bombons de chocolate e outras iguarias doces. É também um bom local para almoçar ou jantar um prato, com inúmeros espaços que disponibilizam um belo prato de comida quente.

 

Praga

Em Praga reside O mercado de Natal. Mesmo no Centro da Praça da Cidade Velha, é o sonho de qualquer amante de mercados de Natal. Cheira a bolos com canela, a vinho quente e transborda Natal. Até o Grinch ficaria contagiado, neste mercado Não faltam as mais variadas barracas com artesanato e presentes, comida, bebida e animação. E milhões de luzes espalhadas por todo o lado.

 

Viena

O Christkindlmarkt é o principal mercado de Natal da cidade e está localizado no Parque da Câmara Municipal, guardado pelo magnífico edifício que alberga os serviços municipais. Este é mais um mercado onde a tradição, os sabores locais e o espírito natalício estão presentes em grande escala. Aqui podem provar os mais diversos sabores natalícios, incluindo a típica poncha quente que nos aquece o corpo e a alma.

 

Bruxelas

Em Bruxelas também não faltam mercados de Natal, mas não podendo ir a todos escolho um mais pequeno, nas imediações da Grand-Place, e outro um pouco maior, no Bourse, com uma mini-roda-gigante e muitas bombocas para todos os gostos. Ambos estão repletos de delícias locais, em especial doces e chocolates, e muitas ideias de presentes para oferecer.

 

Bruges

Este mercado nasce anualmente na Grote Markt, a principal e mais ampla praça de Bruges, enquadrada pelos magníficos edifícios que rodeiam esta praça e lhe dão um ambiente de época muito especial. As mega especialidade por estes lados… o chocolate como não podia deixar de ser. De todas as formas, sabores e feitios. Vai ser impossível resistir.

 

Cidade do Luxemburgo

Literalmente empoleirado no topo da Place de la Constitution, este mercado é uma pequena aldeia de Natal com a melhor vista do mundo. Dá a sensação que a qualquer momento vão sair os ajudantes do Pai Natal de uma das inúmeras barracas de madeira.  Além de algumas atrações para os mais pequenos tem também os típicos presentes artesanais e iguarias natalícias locais.

 

Budapeste

É só percorrer a mais conhecida Avenida de compras da cidade, a Váci utca, e vamos das a um pequeno paraíso de Natal, cheio de luzes, música e cheiros irresistíveis. Tudo isto com um toque de neve. Não podia ser mais Natal por estes lados. No mercado encontramos muitas ideias engraçadas para presentes, boa comida local e animação.

 

Por Sónia Dias

Blog de Viagens | Travel Random Notes 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *