Portimão adere à Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Portimão vai aderir à Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, este ano sob o mote “combina-te e move-te”.

A iniciativa dará a conhecer diferentes modos de transporte disponíveis para deslocações e “tours” na cidade de Portimão, e lança o debate em torno da questão da mobilidade urbana, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para escolhas de mobilidade mais inteligentes, em prol de cidades mais sustentáveis e saudáveis.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade é lançado o convite para que os portimonenses circulem e redescubram a cidade e arredores utilizando modos de transporte alternativos àqueles que habitualmente elegem para as suas deslocações, proporcionando um conjunto de descontos e condições especiais não só no Vai e Vem- circuito urbano, como na realização de passeios de TukTuK, comboios turísticos elétricos, autocarro City Tour Portimão, barco solar e aluguer de “veículos amigos do ambiente”, em parceria com várias entidades privadas que quiseram associar-se a esta iniciativa.

De 16 a 22 de setembro os locais poderão sentir-se “turistas na sua cidade” e usufruir de preços especiais para um passeio de TUK TUK em Portimão e Alvor com a Allgav TukTuk (no dia 20) e a Suntuk (durante toda a semana); usar o sistema Hop- On Hop- Off do City Bus Portimão no percurso Portimão- Praia da Rocha-Alvor, grátis para crianças até aos 12 anos e combiná-lo com um dos passeios dos comboios turísticos da Praia da Rocha (apenas no dia 16) e de Alvor (durante toda a semana), com bilhetes reduzidos e, até mesmo usar um barco solar para um passeio com a Algarve Sun Concept que, nos dias 16 e 19 de setembro, em colaboração com a equipa do Museu de Portimão irá navegar “pelas margens da história do Arade” e oferecer um desconto de 50% sob o seu preço de tabela, para além da oferta de uma entrada grátis no Museu de Portimão.

O programa da Semana Europeia da Mobilidade em Portimão irá também proporcionar condições especiais de aluguer, e até de venda, de veículos “amigos do ambiente” desde bicicletas de cidade (city bikes) e bicicletas elétricas (E-bikes); Scooters elétricas e até de um quadriciclo citadino elétrico (Twizz) junto de agentes que disponibilizam esta oferta de serviços no Município e que associaram à iniciativa, como é o caso da Europcar; OneBike e COCORENT com descontos que vão dos 20% aos 40%.

Por forma a potenciar o uso do transporte público, o Vai e Vem- circuito urbano será gratuito nos dias 20 e 21 de setembro. A marcar desde logo o início da Semana Europeia da Mobilidade, no dia 16 de setembro terá lugar um Encontro de Bicicletas antigas/ clássicas, promovido pelo Centro de Ciclismo de Portimão. Um passeio aberto à participação dos amantes da bicicleta que vem relembrar também o tempo dos avós, com um percurso de mais, ou menos 22km, com partida da Pedra Mourinha, passando por Alvor e término junto aos Paços do Concelho. As inscrições estão abertas através do telefone 917812455 e email centrociclismoportimao@gmail.com.

No dia 19 de setembro, no Café Concerto do TEMPO, entre as 18h00 e as 20h00, haverá espaço para o debate sobre várias temáticas relacionadas com mobilidade em contexto urbano, no encontro “À Conversa sobre Mobilidade Urbana” que contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes e o vice-presidente, Castelão Rodrigues e será de entrada livre.

Uma vez que andar a pé é, não só uma forma saudável de manter a forma, como uma forma sustentável de circular pela cidade, no dia 20 de setembro, é lançado o convite para “Caminhar pela cidade”, sob a orientação de um técnico da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão. A caminhada está agendada para as 18h30, com uma duração de 60’ e tem como ponto de partida o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *