Restaurant Week: o Terraço de Rui Paula e outras 10 sugestões em hotéis

É dos que acha que comer num hotel sai caro? E se lhe dissermos que pode ter a experiência completa por 20 euros? Por causa da Restaurant Week, subimos ao Terraço by Rui Paula, para provar o menu que o chef preparou. Mas há muito mais para descobrir: aqui fica uma sugestão para cada dia do evento, de 1 a 11 de março. Basta reservar no The Fork.

Por Wilson Ledo

O elevador transporta-nos ao último piso do Hotel Tivoli, na Avenida da Liberdade. O que nos aguarda é uma experiência gastronómica completa assinada pelo reconhecido chef Rui Paula. Apesar da ampla sala, o sol acaba por convidar para um almoço no terraço com vista privilegiada para Lisboa.

O menu da Restaurant Week prevê uma entrada, prato principal e sobremesa. Tudo por 20 euros, com um deles a reverter para uma instituição de solidariedade social. As bebidas são pagas à parte. Contudo, quem sabe receber, prepara sempre mais uns “miminhos”. Foi o caso do Terraço.

Antes da entrada, chegam à mesa vários tipos de pão e dois amuse-bouches: um mini hambúrguer de vitela e foie gras ao lado de um cone de salmão e nata azeda. Numa pequena dose, eis o aviso de que vêm aí uma multiplicidade de sabores.

Na entrada, é preciso escolher entre carpaccio de polvo e romã ou sopa de peixe e gambas. Fomos pela segunda, com direito ao momento sempre especial de ver o caldo a absorver os restantes ingredientes, bem em frente aos nossos olhos. A cozinha faz-se destas transformações.

Para o prato principal, a dúvida também se põe: um salmão com salada niçoise ou carne de porco preto à alentejana? Em qualquer dos casos, Rui Paula reinterpreta as receitas ditas tradicionais. A carne de porco preto, por exemplo, vem acompanhada de choco frito. Porque, afinal, é dessa mistura de memórias coletivas que se fazem os seus pratos.

Em pouco menos de uma hora, atinge-se a sobremesa. O chef preparou crème brûlée de chocolate branco. Nesta etapa, é a única opção, o que até pode facilitar a tarefa perante as opções da carta. Ou, visto de outro modo, é um convite para lá voltar noutro momento especial. Lá vem o doce, com um toque de framboesa e amêndoas.

À despedida, uma nova atenção do chef fora das componentes do menu. A refeição termina com um pequeno biscoito e um pedacinho de chocolate branco. Pequenos em tamanho, grandes em sabor.

O momento vale pela comida, claro, mas também por toda a atenção e simpatia que se vai recebendo da equipa do restaurante. Apesar da rapidez do atendimento, há uma calma inerente na refeição. Tomamos o nosso tempo a cada garfada. E isso vale muito. Muito mais do que os 20 euros que se tem de pagar pela experiência.

Que outros restaurantes de hotel pode visitar na Restaurant Week?

A Restaurant Week não conta apenas com restaurantes de hotel. O que queremos mostrar com esta escolha é que é possível sair da rotina e aproveitar uma Lisboa que, à primeira vista, poderia pensar que é feita para os turistas. Deixamos a lista e convidamo-lo a fazer a pesquisa dos menus no The Fork. Escolher “Onde Ir” tem também a sua graça!

  1. Pousada de Lisboa: Rib Beef & Wine (Terreiro do Paço)
  2. Internacional Design Hotel: Bastardo (Rossio)
  3. AlmaLusa Baixa/Chiado: Delfina Cantina Portuguesa (Praça do Município)
  4. My Story Hotel Rossio: Café Portugal (Rossio)
  5. The Independente Hostel & Suites: The Decadente (Príncipe Real)
  6. Hotel da Estrela: Book Restaurante – Terrace (Estrela)
  7. Neya Lisboa Hotel: Viva Lisboa (Estefânia)
  8. Sheraton Lisboa Hotel & Spa: Panorama (Picoas)
  9. Hotel Iberostar Lisboa: Luz (Marquês de Pombal)
  10. Altis Belém Hotel & Spa: Cafetaria Mensagem (Belém)
  11. Lawrence’s Hotel: Lawrence’s Restaurant (Sintra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *