Scianema – Festival de Cinema leva os “oceanos” a Faro de 8 a 10 de março

Depois de várias iniciativas relacionadas com filmes e em particular uma primeira edição do Scianema em fevereiro de 2016, a Sciaena continua com a terceira edição deste projeto, que tem lugar em Faro, com mais uma seleção de filmes e documentários dedicados aos oceanos. São cinco sessões que irão decorrer em diferentes espaços, a partir de amanhã, 8 de março até dia 10 de março.

Cada sessão é dedicada a uma temática diferente, e consiste na exibição de uma seleção de curtas ou de uma longa-metragem, seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas. Este festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar, e assim darem asas à sua imaginação.

Esta edição conta com a parceria da Universidade do Algarve (UAlg), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), o Cineclube de Faro (CCF), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e a Sociedade Recreativa Artística Farense Os Artistas, entre outros.

Esta edição vai ter dois destaques. Dia 8 será apresentado em estreia nacional o filme “A Grande Onda”, sobre o risco de tsunamis na Península Ibérica, e dia 10 com a exibição do filme “Odisseia” sobre a vida de Jacques Cousteau escolhido pelo Cineclube de Faro para o festival. Na sexta, dia 9, será abordado um tema muito atual – os plásticos e o lixo marinho com a exibição do filme brasileiro “Uma Gota”. As três sessões terão lugar no espaço d’Os Artistas, com início às 21h30 e contam com a colaboração do CCF. A entrada é livre. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *