“Stop, Look, Listen”

Regresso à importância de parar e observar, à necessidade de contemplação, distinta do entretenimento fácil e imediato e às infinitas possibilidades de contacto com a produção artística e cultural da atualidade e da materialização das mesmas. Braga surge como um exemplo a seguir e o roteiro que se inicia este fim-de-semana é incontornável.

A célebre Feira do Livro de Braga desenha, este ano, pela primeira vez, uma verdadeira “alameda literária” em pleno centro histórico. Editoras, entidades e associações poderão ser visitadas por entre as sombras das árvores do Largo de São João do Souto ao Jardim de Santa Bárbara, cruzando a Rua do Souto, artéria principal da cidade. Entre amanhã, 29 de junho e 15 de julho, domingo, nomes como João Tordo, Lídia Jorge, Zita Martins e Cristina Norton integram uma diversificada programação que, por entre música, poesia e teatro, celebra, ainda, a 19.ª edição do reconhecido MIMARTE.

A abertura é às 17h00 e o principal mecenas da Feira, o dstgroup, encerra o dia com uma celebração para todos: às 21h00 abrem-se as portas do centenário Theatro Circo aos que quiserem participar na entrega do Grande Prémio de Literatura dst ao poeta português Daniel Jonas pela obra “Oblívio”, publicada pela Assírio & Alvim no ano passado. A 23.ª edição de mais uma iniciativa cultural do grupo empresarial, com sede em Braga, inclui a participação da poetiza e diseur Filipa Leal e da banda Marta Ren & The Groovelvets, que irá apresentar o álbum de Soul “Stop, Look, Listen”.

A zet gallery associa-se às horas de programação promovidas no espaço dstgroup: a primeira Conversa d’Artista (dia 6 de julho às 16h30) reúne os artistas João Carqueijeiro e Grupo em Construção, Luís Canário Rocha e Pedro Figueiredo. Propomos, ainda, uma visita guiada conjunta das obras de arte presentes no espaço, que integram a exposição coletiva 7 FORMAS POÉTICO-CASUÍSTICAS, patente na zet gallery. No dia 9, às 15h00, será feito o percurso entre a Feira do Livro e a galeria. Dia 13 de julho, pelas 19h00, reunimos os artistas Juan Coruxo, Miguel Neves Oliveira e Raúl Ferreira para uma segunda Conversa d’Artista.

A escultora Ana Almeida Pinto conclui a seleção de sete artistas da exposição da zet gallery que inaugura este sábado, a partir das 16h00: 7 FORMAS POÉTICO-CASUÍSTICAS desafiou-os a interligarem criação artística e literária, inspirando-se em poetas e respetivos poemas. A exposição estará patente até 8 de setembro e online em zet.gallery.

 

 

 

 

 

 

Por Catarina Martins

Head of Communication da zet gallery 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *