Turismo de Portugal lança plataforma Caminhos da Fé

O Turismo de Portugal lançou recentemente a plataforma pathsoffaith.com que agrega a oferta turística disponível no âmbito do turismo religioso em Portugal, dirigida aos mercados internacionais.

Esta iniciativa resulta do estreito trabalho de colaboração do Turismo de Portugal com vários parceiros públicos e privados e insere-se no projeto Caminhos da Fé, que visa posicionar Portugal internacionalmente como um destino de fruição espiritual e cultural ancorado nas temáticas Culto Mariano (Caminhos de Fátima – Altares Marianos), Caminho de Santiago e Herança Judaica.

O objetivo é aumentar os fluxos de turistas que viajam para Portugal motivados pelo desejo de vivenciar experiências turísticas associadas a caminhos de fruição espiritual e à descoberta das suas origens, no caso particular da Herança Judaica. Trata-se de uma oferta cultural que abrange todas as regiões do país e que pode ser usufruída ao longo de todo o ano.

A plataforma agora disponibilizada estará em permanente atualização, nomeadamente no que se refere aos programas de empresas de animação e agências de viagem, decorrente do trabalho permanente dos parceiros do Turismo de Portugal no âmbito deste projeto. Numa primeira fase estão disponíveis três idiomas (português, inglês e espanhol).

Além do lançamento desta plataforma na internet, essencial para a promoção nos mercados internacionais, o projeto Caminhos da Fé tem várias outras ações em curso, entre as quais a intervenção no território ao nível da qualificação dos caminhos e dos recursos culturais associados; a estruturação de produto com os programas das empresas; a capacitação da oferta turística para o acolhimento destes turistas ou a organização de visitas de operadores e jornalistas internacionais.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “a plataforma Caminhos da Fé surge na sequência da aposta que temos feito no turismo religioso e do trabalho desenvolvido para dar visibilidade a Portugal, passando a ter numa plataforma digital os roteiros de turismo religioso, incluindo os Caminhos de Fátima, o Caminho de Santiago, os altares Marianos e a Herança Judaica. É uma oportunidade para nos posicionarmos como um país inclusivo, ecuménico e aberto a todos e permite abrir o mapa turístico de Portugal, levando o turismo a todo o território ao longo de todo o ano”.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, considera que “no quadro da Estratégia Turismo 2027, o Caminhos da Fé é um projeto emblemático pelo seu foco na qualificação dos destinos regionais, na captação de novos mercados e segmentos de procura, e também porque tem na sua génese um efetivo trabalho de parceria com inúmeras entidades publicas e privadas. E, ao abranger todo território ao longo de todo o ano, contribui também, inegavelmente, para a sustentabilidade de Portugal enquanto destino turístico.” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *