UmbigoLAB – Rede Social da Arte já está online

Na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, a UmbigoLAB – Rede Social da Arte vai ser apresentada oficialmente na Galeria Millennium, em Lisboa. Trata-se de uma plataforma digital dirigida especialmente a artistas, curadores e agentes do meio, que nasce sob a alçada da revista Umbigo e da Fundação Millennium bcp.

Um projeto inovador que tem o intuito principal de promover a exposição e discussão de obras e ideias, além de fomentar a visibilidade a profissionais da arte menos conhecidos ou em início de carreira.

Com financiamento exclusivo da Fundação Millennium bcp – cuja aposta na arte contemporânea é um dos eixos primordiais do seu trabalho mecenático -, esta plataforma/laboratório de cariz experimental e informal pretende dar especial foco à arte digital, híbrida e de multimédia, ao mesmo tempo que procura novas formas para expor arte na Internet. A inscrição na UmbigoLAB é gratuita e está aberta a todos os que dela queiram fazer parte.

A par do lançamento da UmbigoLAB (que já está online a partir do link), vai ser também lançado o volume #64 da revista que dá nome a esta rede social. Este evento de apresentação acontece pelas 18h, no nº 96 da Rua Augusta.

Umbigolab: como funciona e para que serve?

A UmbigoLAB é, como a expressão indica, um laboratório de experimentação para a arte que procura articular o discurso curatorial com a obra artística. Nesta perspetiva, é também um espaço de exposição e de reflexão sobre a contemporaneidade e a modernidade. Baseado num sistema de rede social e networking, tem como objetivo paralelo criar empatia, sinergias e estabelecer uma onda colaborativa nos vários espetros do sistema da arte (artistas, curadores, galeristas, diretores de museus e outras instituições orientadas para a arte).

Trata-se de uma plataforma generativa, compulsiva, plural e recursiva, em que cada interveniente acrescenta, dilata, partilha e promove, infinitamente, a arte. Na atomização crescente das sociedades modernas, esta rede social pretende ser um facilitador de diálogos e experiências comunais, criador de laços e agenciador de vínculos. No fundo, uma grande comunidade arreigada ao mundo da arte.

Já online, e em formato bilingue (português/inglês), a UmbigoLAB diferencia-se das restantes redes sociais por uma estratégia de publicação exclusiva a artistas e curadores, que a ela têm acesso apenas por convite.

Junta-se a isto um Painel de Consultores/Advisers composto por artistas, curadores, diretores, críticos e académicos consagrados que irão legitimar, expor e relevar trabalhos de determinados artistas, sobretudo os mais jovens. Estes trabalhos podem ser imagens, vídeos e/ou som e devidamente adaptados ao meio digital.

Na plataforma, tanto os curadores como o Painel de Consultores/Advisers podem selecionar artistas e criar exposições online, que incluem a produção de um texto curatorial.

Esta rede social é gratuita e aberta a todas as pessoas que nela se queiram inscrever. Depois de inscritos, todos os utilizadores podem navegar e partilhar as suas ideias. Contudo, no sentido de evitar possíveis desvios da missão do projeto, existem também regras. Por exemplo, apenas artistas e curadores podem fazer publicações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *